Não é segredo que as empresas precisam investir cada vez mais em políticas e equipamentos de segurança que protejam seus dados e informações estratégicas. E, com o aumento de ameaças, o e-mail corporativo precisa de uma atenção especial. É preciso criar barreiras que não permitam que a rede corporativa da sua companhia fique vulnerável, por isso investir em um bom sistema anti-spam é necessário.
Importância de um anti-spam
Todos os dias, os diversos funcionários da sua empresa recebem e enviam e-mails, que podem conter informações sobre projetos, ações, reuniões ou mesmo cláusulas contratuais. E, se alguma pessoa mal intencionada tiver acesso a tais e-mails, elas podem prejudicar a companhia. Como? Os dados sigilosos de um novo lançamento podem ser divulgados para a concorrência ou os seus clientes podem processá-lo por não ter cuidado da privacidade de seus contratos.
Para reduzir roubos e invasões, as empresas precisam ter sistemas específicos, capazes de controlar spam e phishing.
O que é spam e phishing?
Basicamente, spams são e-mails enviados sem a autorização do destinatário. Eles costumam ser propagandas e ter links que levam para sites externos. No caso de phishing, o problema é ainda maior. O seu grande objetivo é praticar estelionato. Estes e-mails costumam ser enviados em nome de instituições conhecidas com uma forma de ter acesso a informações confidenciais. Spams e phishing podem conter malwares, worms, rootkits e até cavalos de tróia.
Em ambientes corporativos, quando os funcionários não conseguem identificar essas ameaças, a rede pode ser infectada, causando vulnerabilidade e até lentidão.
Como proteger seu ambiente corporativo?
Criar uma política de segurança da informação é muito importante para reduzir riscos, mas também é preciso investir em softwares e hardwares. Nesse caso, um bom antivírus, atrelado a um anti-spam e a um firewall que controle os acessos são fundamentais.
O anti-spam é capaz de analisar as mensagens recebidas nos e-mails corporativos antes que sejam entregues aos usuários, acrescentando camadas de segurança. Além de conseguir controlar as mensagens pelo tamanho (em kb ou mb) e formato de anexos, é também comum que os softwares corporativos ofereçam data loss prevention (DLP), ou seja, prevenção contra vazamento de informações. O DLP é uma funcionalidade em que, a partir de padrões configurados pelos administradores, o conteúdo do e-mail é inspecionado. Em alguns casos, é possível mandar as mensagens para quarentena – e deletá-las ou entregá-las para o destinatário após aprovação de um responsável.
O anti-spam permite, ainda, fazer auditorias dos e-mails no próprio software, um benefício para área de Tecnologia da Informação que deseja controlar as mensagens que entram e saem da empresa.
Estratégia de segurança da informação
De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil – certc.br –, em 2015 foram reportados mais de 700 mil casos de spam. Este número mostra a necessidade de investir na proteção contra essa ameaça – principalmente se considerarmos que a maioria dos casos não chegam ao conhecimento da instituição.
Ao investir em segurança da informação e criar uma estratégia, a sua empresa deve, portanto, considerar uma política clara e softwares e hardwares que eliminem ao máximo as ameaças aos dados e à estrutura física. É preciso lembrar que algumas infecções e invasões podem interferir nos equipamentos da companhia e causar grandes perdas, que geram prejuízos financeiros e à imagem corporativa.
Outros benefícios do anti-spam
Todos os dias chegam muitas mensagens à sua caixa de e-mails. Agora imagine se, ao abrir o software, você visualizar 10 ou 15 que não são relacionadas ao seu trabalho? A princípio, é comum que o funcionário perca alguns minutos abrindo cada e-mail e deletando os indesejáveis. Mas, se com o tempo, o mesmo continuar acontecendo, muitos podem deletar as mensagens sem visualizá-las e, assim, acabar se desfazendo de uma que seja importante. Portanto, além de evitar riscos e ameaças à rede, um bom anti-spam pode aumentar a produtividade dos funcionários e evitar constrangimentos e problemas estratégicos.