A crescente competição no mercado de telefonias tem colocado à disposição do usuário um grande número de planos, a preços mais acessíveis e com certa flexibilidade para o uso. O usuário doméstico, por exemplo, tem acesso a aparelhos de forma facilitada, com a possibilidade da mobilidade da linha e muitas vezes combina os serviços de diversas operadoras com os serviços de comunicação por pacote de dados, para conseguir reduzir os gastos no final do mês. As soluções de telefonia corporativa também evoluíram, com a exploração de novas tecnologias e a ampliação dos produtos e serviços ofertados pelas operadoras.
Os gastos com ligações telefônicas podem se tornar aliados ou vilões da sua empresa. Escolher as opções mais adequadas para seu tipo de uso é essencial para garantir a boa comunicação entre funcionários, parceiros, fornecedores e clientes e permitir a expansão do negócio. Conheça um pouco mais sobre as soluções de telefonia disponíveis no mercado e entenda quais se encaixam melhor nos perfis de consumo da sua empresa.
Soluções de telefonia para empresas
Planos de celular corporativos
A comunicação via celular é essencial para qualquer empresa nos dias de hoje. A contratação de um plano corporativo supre a demanda por várias linhas, com preços reduzidos e facilidade no gerenciamento. Neste tipo de plano, muitas vezes os usuários das linhas falam com tarifa zero entre si, os minutos contratados são compartilhados entre todos os usuários e os minutos excedentes costumam ter tarifas reduzidas. Outra vantagem é que as operadoras, em geral, cedem os aparelhos para uso das empresas, no esquema de comodato.
A opção por um plano de celular corporativo é a opção mais viável, portanto, para empresas em que o volume de ligações entre os celulares corporativos é significativo. Sua contratação deve ser conjugada com outras soluções de telefonia fixa e ligações de longa distância, caso haja necessidade.
Planos de longa distância
Assim como os planos de celulares corporativos, oferece pacotes com tarifas reduzidas para empresas com volume elevado de ligações entre diferentes cidades, estados ou países. São contratados diretamente com a operadora de telefonia e devem ser avaliados de acordo com o perfil de consumo da empresa.
VoIP
A tecnologia VoIP (Voice over IP) converte dados analógicos em dados virtuais, possibilitando ligações via internet. Sua principal vantagem é a economia, já que várias ligações podem ser realizadas simultaneamente em um espaço que, na tecnologia convencional, só poderia ser ocupado por uma chamada. Pode ser utilizada por computadores e smartphones ligados à internet, aparelhos convencionais com adaptadores ATA ou por telefones IP.
Saiba mais detalhes sobre a tecnologia VoIP.
0800 e número único nacional
Solução indicada para grandes empresas, que possuem Serviço de Atendimento ao Consumidor. Nesta modalidade de plano, contratada diretamente com a operadora telefônica, a empresa passa a ter um número nacional, com custo zero para quem realiza ligações de qualquer local do país. O valor da tarifa é cobrado sempre de quem recebe as ligações e varia de telefones fixos para celulares, e de acordo com a operadora escolhida.
Outro serviço semelhante, o número único nacional, é oferecido através do número 4000 ou suas variações – 4003, 4003. Nesta modalidade, quem liga paga o custo de uma chamada local e quem recebe paga uma tarifa diferenciada.
PABX
Também conhecido como Central Telefônica, o PABX (do inglês Private Automatic Branch Exchange) é um equipamento que conecta diversas linhas e ramais telefônicos simultaneamente, facilitando a comunicação interna e externa com a empresa. O PABX pode ser encontrado em diferentes tecnologias: analógico, digital, IP ou virtual.
- PABX analógico: versão mais básica do equipamento, projetado para gerenciar ligações de linhas fixas convencionais e com poucos recursos avançados
- PABX digital: além das possibilidades da versão analógica, o PABX digital permite ligações com mais qualidade, reduzindo ruídos e controlando o volume do áudio. Oferece ainda, as funções de DDR (discagem direta a ramal), que elimina a necessidade de mediação de um telefonista ou atendente automatizado, e entroncamento E1, padrão de linha digital adotado no Brasil e Europa que dá mais confiabilidade às ligações
- PABX IP ou híbrido: une o gerenciamento de linhas convencionais e de ramais e troncos IPs, por meio de um software específico
- PABX virtual: configura e gerencia os ramais de forma virtual, via web, portanto pode ser utilizado em qualquer local ou dispositivo com acesso à internet, por meio de um software instalado no aparelho.
Unidade de Resposta Audível (URA)
Assim como o PABX, é uma solução para o gerenciamento de ligações. Muito utilizada por call centers, a URA automatiza o direcionamento de ligações e atendimento aos chamados dos clientes, por meio de uma gravação em áudio ou gerados a partir da demanda do cliente. A tecnologia URA também permite a identificação dos dados de quem faz a ligação e, por isso, é indicada para compra de produtos/serviços, pagamentos bancários e serviços públicos.
Em geral, uma URA funciona em um computador convencional, com um hardware específico para gerenciar tarefas de telefonia e um software que o controla.