No dia a dia da sua companhia, independentemente do porte ou área de atuação, os funcionários utilizam centenas (milhares) de arquivos e documentos que são necessários para suas atividades. Todos eles estão na sua rede e, se ela não funcionar corretamente, você terá que justificar para a diretoria da empresa um prejuízo considerável. Para garantir a proteção e disponibilidade dos dados, uma solução pode ser investir em um data center.
O que é um data center?
O data center, como o nome já diz, é um centro de dados. Ele é uma estrutura física (sala ou mesmo um edifício inteiro) projetada para abrigar diversos recursos de armazenamento e gerenciamento de equipamentos de rede, servidores e telecomunicação. É uma infraestrutura com grande complexidade, que envolve servidores, switches, storages e roteadores.
Quando funciona corretamente, o data center garante a disponibilidade dos equipamentos e, com isso, o funcionamento de sistemas cruciais para o negócio (como CRM e ERP).
O que considerar antes de montar o data center da sua empresa?
São muitos os fatores que influenciam na qualidade do seu data center. Por isso, o projeto deve considerar:
Localização
Pensar em qual local será reservado para o data center é fundamental, já que é necessário implementá-lo e operá-lo de acordo com as necessidades da empresa. O ideal é escolher um espaço que permita expansões sem necessidade de grandes obras e que não sofra impacto de agentes externos, como fenômenos naturais ou ação de pessoas. Isso garantirá um projeto que considera o longo prazo.
Cabeamento estruturado
O sistema de cabeamento é muito importante para o funcionamento lógico da rede. Ele permite distribuir de maneira organizada e planejada os serviços para os equipamentos do data center. Fazem parte dele, a sala de comunicação (o espaço físico onde ficam os racks), a área de trabalho, o cabeamento horizontal (link entre patch-panel e área de trabalho) e o cabeamento do backbone (ligação de salas de comunicação). Podem ser usados fibra ótica ou cabo metálico, de acordo com as necessidades da empresa.
Climatização
A temperatura do ambiente pode influenciar na operação dos sistemas, por isso um data center não deve funcionar sem climatização. Esse sistema precisa ter sensores capazes de controlar e avisar em caso de risco aos equipamentos e deve ser projetado para reduzir os gastos com energia (com a colocação do ar condicionado em um local mais próximo dos equipamentos, por exemplo).
Segurança
Além da segurança de rede, seu data center deve estar protegido de pessoas não-autorizadas. Investir em sistema de monitoramento CFTV, vigilância física e controle de acessos pode ser necessário.
Energia
O objetivo do data center é não deixar a sua empresa inoperante, portanto é preciso garantir que picos de energia não o prejudicarão. No-breaks e geradores podem resolver esse problema.
Combate e Prevenção Contra Incêndios
Muitos cabos e elementos elétricos estão concentrados em seu data center, por isso há risco de curto-circuito e, consequentemente, incêndios. Sensores que detectam fumaça, extintores, gases especiais e brigadas de incêndio devem estar preparados.
Segurança certificada
Um data center pode ser certificado com o padrão Tier. Essa classificação é baseada nas melhores práticas de segurança aplicadas na infraestrutura destinada ao processamento de dados. Ele pode ser Tier 1, 2, 3 ou 4, sendo o último o mais seguro.
Data center próprio ou cloud?
A cloud computing vem ganhando força e cada vez mais empresas preferem contratar o serviço de armazenamento virtual de dados e sistemas. Essa opção apresenta vantagens corporativas, como redução de equipamentos, menor custo com equipe dedicada à estrutura e manutenção, contratação de recursos de acordo com as necessidades, maior escalabilidade e backups automáticos. Mas, uma vez que as duas tecnologias oferecem benefícios para as companhias, os gestores de TI devem avaliar suas necessidades antes de escolher uma das duas. Também existe a opção de combinar data center e cloud computing, usufruindo o melhor dos dois.
Quer ajuda de profissionais para saber qual a tecnologia mais adequada para seu negócio? Entre em contato com os especialistas da Any Consulting. Eles podem analisar seus requisitos e especificidades e propor o melhor projeto de Data Center ou cloud computing.