O termo não é novo e todas as empresas já buscam a sustentabilidade em suas atividades. Porém, o que muitas pessoas não percebem é que a área de Tecnologia da Informação tem um papel central no tema. Por esse motivo, a TI verde, ou green IT, é uma forte tendência e uma busca constante. Ou seja, fornecedores, empresas de TI e clientes querem encontrar formas de utilizar melhor os recursos computacionais, gerando economia e eficiência sem prejudicar o meio ambiente.
TI verde e o desenvolvimento sustentável
“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”
Essa definição, encontrada no site da WWF Brasil, é mundialmente conhecida. E ela tem tudo a ver com a TI verde. Afinal, apostar nessa prática significa reduzir desperdícios e garantir recursos mais eficientes, que não gerem prejuízos para as gerações futuras.
Os benefícios da green IT começam na extração de matéria-prima para fabricação de equipamentos, passa por todo o ciclo de produção, comercialização, uso e gestão eficiente dos recursos tecnológicos.
Os fabricantes elaboram produtos cada vez mais eficientes, com menor consumo elétrico e emissões. As empresas criam políticas e gerenciam melhor os recursos tecnológicos e humanos, fazendo um uso mais eficiente e com menos desperdícios. Os clientes adquirem produtos ou serviços mais sustentáveis e adequados à realidade – e com melhor resultado.
Existem três níveis de TI verde:
- TI verde na incrementação tática, que não modifica a infraestrutura, mas incorpora medidas de economia de energia. Exemplo: desligamento de equipamentos sem uso e monitoramento da energia.
- TI verde estratégico, que, com o apoio de auditorias para identificação de falhas, implementa processos produtivos mais ecológicos. Exemplo: nova infraestrutura elétrica para redução de consumo e gastos.
- Deep IT, que é o mais abrangente. Nele, os conceitos de TI verde passam pelo projeto estrutural, implementação e gestão. Exemplo: projeto de iluminação direcionada, refrigeração e disposição dos equipamentos.
Importância – Motivos para investir na green IT
A green IT é uma tendência mundial e é importante para o meio ambiente e para o desempenho corporativo. Apostar em TI verde é economizar, reduzir o impacto ao meio ambiente e melhorar a imagem corporativa diante de seus stakeholders (funcionários, clientes, acionistas e sociedade).
- Economia financeira. Com a redução do consumo de energia dos equipamentos, o gasto das empresas reduz consideravelmente. Além disso, uma gestão mais eficiente pode eliminar custos com pessoal, desperdícios e com o fim de processos desnecessários.
- Redução de emissões. Computadores e equipamentos eletrônicos geram emissões de carbono, que contribuem para o efeito estufa.
- Melhora a imagem corporativa. Clientes já preferem fazer negócios com empresas que buscam a sustentabilidade. Em um mundo hiperconectado, a imagem corporativa é fundamental para a manutenção e o crescimento do seu negócio.
- Melhora o ambiente interno. Funcionários que acreditam no negócio e admiram os esforços realizados pela companhia são mais eficientes e produtivos.
- Aumenta a eficiência da TI. Os novos equipamentos, além de serem energeticamente eficientes, são mais modernos e respondem melhor às demandas.
Mas, como começar?
Escolha fornecedores e equipamentos que seguem práticas de TI verde
Isso significa que eles investem no desenvolvimento de novas tecnologias e na melhoria dos processos de fabricação.
Equipamentos mais adequados para o trabalho, sem excessos e desperdício
A gestão eficiente de TI garante o uso consciente dos recursos, gerando menos gastos e maior adequação às necessidades corporativas. Assim, você reduz desperdícios, faz o reuso consciente e recicla o que não terá mais utilidade.
Contratação responsável
A contratação de uma equipe de TI eficiente (ou do melhor fornecedor de outsourcing de TI) evita desperdícios de mão de obra. Isso significa mais recursos para o core business da sua empresa.
Data Center
Os data centers costumam ser os grandes “vilões” das empresas quando o assunto é consumo de energia. Isso porque é preciso manter uma estrutura física com refrigeração e iluminação adequadas, além de sistemas anti-incêndio e de segurança. Porém, hoje em dia existem diversas soluções para esse gargalo. Com um bom projeto, é possível reduzir o consumo e alcançar um data center verde.
Quer saber mais sobre data center e começar a aplicar as melhores práticas na sua empresa? Acesse nosso artigo para mais informações: Por que minha empresa precisa de um data center?