Segurança da informação nas empresas é uma necessidade e um desafio cada vez maior para os gestores de TI, que devem optar por soluções, políticas e práticas que protejam a rede corporativa. Divulgado no primeiro semestre, o Relatório Anual de Segurança Digital Cisco 2017 traz importantes constatações sobre tendências, preocupações e o momento da Tecnologia da Informação no mundo.
O documento é baseado em entrevista com 2.900 participantes de 13 países, entre eles o Brasil, e traz insights sobre comportamentos do invasor e do defensor, recursos de segurança e desafios da segurança corporativa.
Preocupações com segurança da informação
Como era de se esperar, entre as principais preocupações com segurança da informação nas empresas está o aumento do número de dispositivos móveis, a utilização de nuvem pública, o comportamento dos usuários e a infraestrutura na nuvem. Afinal, com o aumento dos pontos de ataque, cresce cada vez mais a necessidade de as empresas se protegerem. Além disso, a maneira como os usuários se comportam na rede corporativa pode colocar em risco todas as medidas de segurança implementadas.
Com a tendência de aumento do tráfego global da internet, invasores se preparam melhor para ataques efetivos, enquanto os profissionais de TI responsáveis pela segurança da informação nas empresas podem ficar sobrecarregados com a necessidade de eliminar riscos, resolver problemas e realizar todas as outras tarefas da área. Por isso, o relatório aponta que as empresas devem:
- Integrar a tecnologia de segurança
- Simplificar as operações
- Utilizar mais a automação.
De acordo com o documento, essas ações contribuem para a redução de despesas operacionais e ajudam a diminuir custos. Além disso, a abordagem oferece melhores resultados e diminui a carga de responsabilidades e trabalho sobre a equipe de TI.
Maiores motivos de preocupação dos profissionais de segurança relacionados aos ataques digitais, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Digital Cisco 2017:
Dispositivos móveis – apontados por 58% dos profissionais como muito ou extremamente desafiador
Dados na nuvem pública – apontados por 57% dos profissionais como muito ou extremamente desafiador
Infraestrutura em nuvem – apontada por 57% dos profissionais como muito ou extremamente desafiadora
Comportamento do usuário – apontado por 57% dos profissionais como muito ou extremamente desafiador
Segurança da informação nas empresas: um desafio
Tempo, dinheiro e talento são restrições ainda existentes nas áreas de TI, o que pode prejudicar a capacidade de responder às ameaças. Os profissionais sabem que possuem boas soluções de segurança no mercado, porém, muitas vezes, não parecem ter mão de obra suficiente – ou qualificada – para o serviço, além de enfrentarem o entrave do dinheiro. O orçamento para investir em TI ainda é um desafio para as áreas trabalharem com mais eficiência, assim como a incompatibilidade entre sistemas. Tudo isso contribui para maiores riscos de invasões e perda considerável de dados.
Relatório de Segurança Digital
Se você é um gestor de TI, deve aproveitar para baixar o Relatório de Segurança Digital Cisco 2017 e aprender mais sobre o setor, ameaças, soluções e comportamentos da equipe de TI. A Cisco é uma empresa que oferece segurança digital inteligente, com soluções de última geração e capazes de responder a diversas necessidades.
As conclusões do documento podem auxiliar a sua empresa no alcance de uma rede cada vez mais protegida.
A segurança da informação nas empresas deve ser prioridade e investir em outsourcing de TI pode ser uma maneira de resolver o problema da mão de obra e tempo para solucionar problemas. Que tal contar com profissionais especializados e parceiros da Cisco para iniciar uma nova fase na sua área de TI? Entre em contato com nossos especialistas e agende uma reunião.