A expansão da tecnologia, com a criação constante de novos dispositivos e serviços digitais, tem demandado cada vez mais profissionais e tornado o mercado de TI bastante atrativo.
Por isso, quem tem empresa ou qualquer outro tipo de negócio precisa contar com uma equipe competente na área de TI, seja formando um time próprio internamente ou contratando prestadores de serviços, o chamado outsourcing de TI.
Mas você sabe no que vale mais a pena investir? Conheça a seguir os principais desafios da contratação de profissionais de TI no momento atual do mercado, as vantagens e desvantagens de uma equipe própria e de um outsourcing.
Desafios da contratação de profissionais do mercado de TI
Um dos principais desafios no processo de contratação para o setor de TI é a falta de profissionais. Com empresas de todo tipo se tornando cada vez mais tecnológicas, a oferta de vagas é grande e, consequentemente, a competitividade para seleção desses colaboradores fica alta.
As pessoas mais capacitadas no mercado de TI são sempre muito procuradas por diversos recrutadores, mesmo estando empregadas. Por isso, para contratar e depois manter esses profissionais é necessário conseguir cobrir os altos salários, oferecer desafios e oportunidades claras de crescimento.
Formar uma equipe de Tecnologia da Informação também tem custos que vão além do pagamento dos salários. A empresa precisa investir em certificações e atualizações, por exemplo.
Nesse cenário, contratar um outsourcing de TI pode ser uma boa saída. Pensando nisso, vamos entender melhor como funciona essa alternativa e quais os seus benefícios!
O que é outsourcing de TI?
Trata-se de uma forma de terceirizar os serviços de tecnologia de uma organização. Ou seja, você transfere a gestão dos recursos materiais e humanos para um fornecedor de TI externo. Portanto, atividades da área de tecnologia com alto nível de complexidade e que exigem um conhecimento técnico apurado ficam por conta de profissionais especialistas.
Lembrando que outsourcing de TI é diferente de contratar um freelancer. É uma opção muito mais completa, em que você está contratando o know-how de especialistas de diversas áreas e do processo completo, não apenas uma pessoa para prestar um serviço.
Dessa forma, os colaboradores internos podem concentrar seus esforços no core business, ou seja, sua atividade principal, aquilo que a empresa sabe fazer de melhor e oferecer para seus clientes.
A escolha pela terceirização no mercado de TI tem também outros benefícios, assim como alguns pontos de atenção que devem ser observados para entender se o outsourcing de TI vale mesmo a pena. Confira!

O momento do mercado de TI também é um fator a ser considerado na escolha por um time próprio ou terceirizado
Quais as vantagens da terceirização no mercado de TI?
Redução de custos
Ao terceirizar os serviços de TI, você não precisa investir em uma estrutura e equipe internas nesse setor. Sua empresa não terá gastos com processo de admissão e demissão, encargos trabalhistas e benefícios que pesam no orçamento. O essencial é apenas um gestor de TI com os conhecimentos necessários para gerenciar os prestadores de serviço.
Com isso, é possível destinar mais recursos para outras áreas do negócio, a fim de torná-las mais eficientes e produtivas.
Vale destacar que mesmo que em alguns cenários o contrato com um outsourcing de TI esteja mais caro, esse tipo de parceria consegue oferecer serviços que envolvem diferentes habilidades e complexidades. Esse leque de conhecimentos é difícil de obter internamente, especialmente quando se trata de empresas com equipes pequenas.
Outra economia de custos está relacionada à capacitação dos colaboradores. Ter profissionais certificados na Cisco, Avaya, Microsoft, AWS, entre outros, é muito importante para garantir a qualidade do trabalho. Porém, oferecer essas certificações para funcionários é muito caro.
Quer saber mais sobre gestão de TI? Veja como fazer com inteligência!
Segurança da informação
Um dos maiores patrimônios de uma empresa é o seu conjunto de dados de colaboradores, clientes, fornecedores, informações financeiras e de produtos que precisam ser bem protegidos e gerenciados.
Profissionais terceirizados podem contribuir com sua experiência no gerenciamento dos dados, que geram informações relevantes para o desenvolvimento do negócio, como tendências de mercado, comportamento e perfis dos clientes etc.
Além disso, eles têm a responsabilidade de garantir a segurança das informações, visto que pessoas não autorizadas terem acesso a dados sigilosos pode prejudicar imensamente o negócio (a LGPD que o diga, certo?!).
Otimização de processos
Contratar especialistas para cuidar da gestão da TI na sua empresa também traz uma expertise de uso de soluções mais avançadas, o que permite que as atividades sejam realizadas de maneira mais eficiente e rápida. Com isso, também é possível alcançar melhores resultados.
Outra vantagem é que esses profissionais se mantêm bem antenados às mudanças e conseguem ter uma rotina de atualização constante de softwares e novos hardwares, o que garante que seu negócio esteja sempre alinhado às novidades na área.
E as desvantagens do outsourcing de TI?
Por outro lado, alguns pontos precisam ser considerados antes de decidir pela terceirização dos serviços de TI.
Um deles é o risco de haver uma perda do controle da gestão da Tecnologia da Informação, já que as atividades serão realizadas à distância. Também é essencial pesquisar a idoneidade e o histórico da prestadora de serviço, a fim de garantir que seus dados estarão protegidos e bem tratados.
É necessário ainda pesquisar bem as opções de outsourcing no mercado para contratar profissionais qualificados e evitar possíveis prejuízos por conta de um investimento que não trará o retorno esperado.
Afinal, vale a pena contratar um outsourcing de TI?
Como vimos, existem diversas vantagens na terceirização, mas também pontos de atenção que devem ser cuidados para garantir que o outsourcing valha a pena. Por isso, essa resposta vai depender do perfil e do momento da sua empresa.
Se você não pode arcar com os custos e incertezas de fazer contratações para montar um time próprio de TI que pode ter alta rotatividade e, além disso, precisa que sua equipe foque no núcleo do negócio, apostar em um outsourcing de TI pode ser uma boa escolha.
Acredita que vale a pena investir na contratação de outsourcing de TI para sua empresa? Fale com os especialistas da Any Consulting e saiba mais sobre esse serviço!