É comum encontrar aplicativos e softwares que realizam ligações utilizando internet banda larga ou dados de conexão 3G ou 4G como opção à dispendiosa telefonia convencional. A tecnologia por trás dessas soluções é chamada de telefonia VoIP (voice over internet protocol), ou seja, transmissão de voz sobre protocolo de internet e está cada vez mais popular.
A telefonia via internet não precisa ser utilizada apenas entre computadores ou smartphones, ela pode ser feita a partir de telefones analógicos (com adaptadores ATA) e de telefones IP, como você verá adiante. Isso a torna uma ótima – e econômica – opção para empresas que gastam milhares de reais com ligações.
Como funciona
Para uma ligação VoIP ser realizada, a tecnologia transmite sinais de áudio em formato de pacotes de dados digitais que são transferidos de um ponto A para um ponto B através da rede IP.
Para isso é necessário ter um gateway, ou seja, um intermediário capaz de interligar redes, traduzir protocolos e separar domínios de colisão. Ele é um roteador ou firewall, que lê e interpreta os bits de voz digitalizados transmitidos pela internet. Esse equipamento também é responsável por mapear os endereços de origem e destino e por saber onde o terminal está.
Diferença entre telefonia VoIP e convencional
Em uma ligação comum é feita uma comutação de circuitos. Isso significa que quando a chamada é efetuada, há um caminho dedicado entre as duas extremidades, que pode ser via fibra ótica, microondas ou cabos metálicos. A largura de banda entre os dois pontos é reservada durante toda a chamada, o que garante que 100% das informações chegarão ao destino na ordem em que foram enviadas. Essa reserva, porém, faz com que os momentos de silêncio, por exemplo, sejam um desperdício de banda, que só será liberada quando a chamada for encerrada. Isso torna o sistema de ligações convencionais mais caro, já que ele considera a distância entre os terminais e o tempo total da ligação para calcular as tarifas.
A telefonia VoIP usa a comutação por pacotes, que não exige um caminho físico para a transmissão da informação e nem reserva prévia da largura de banda. A tarifa é mais econômica, pois leva em consideração o tráfego de dados e o usuário só paga por aquilo que utilizar.
Dispositivos utilizados na comunicação VoIP
ATA (Adaptador telefone analógico)
Nesse tipo de ligação, a chamada pode ser feita através de um telefone analógico. Um ATA, conversor analógico-digital, permite conectá-lo ao seu computador ou diretamente à conexão com a internet. Para ser realizada, essa ligação exige uma operadora de telefonia VoIP (provedores que possuem a estrutura de telefonia IP e que a conectam a uma rede telefônica normal).
Softphone
A maneira mais conhecida pelo público de fazer ligações VoIP é através de softwares instalados no computador ou smartphone, que exigem apenas microfone, placa de som e uma conexão com a internet. Geralmente, esse tipo de chamada não possui custo, a menos que o programa utilizado cobre alguma taxa para que você possa utilizá-lo. O ponto negativo desta ligação é a interferência que outros softwares abertos no dispositivo podem fazer na qualidade da sua chamada.
Telefone IP
Nessa modalidade, as ligações são feitas a partir de um aparelho especialmente desenvolvido para se conectar diretamente ao roteador de internet. Esses telefones possuem conectores RJ-45 (assim como as placas de redes de computadores) e são capazes de receber e enviar dados, voz e imagens, integrando totalmente a rede de dados e voz da empresa.
É uma estrutura que requer maior investimento inicial, mas entrega maior qualidade. Nessa situação, é possível configurar o aparelho para que o uso da rede por outros usuários não interfira na chamada.
Vantagens da tecnologia VoIP
A maior vantagem da implementação dessa tecnologia é a redução de custos com ligações, uma vez que não precisa de um circuito exclusivo de voz. Diferente de uma chamada convencional de dez minutos, por exemplo, que consome um canal exclusivo de voz, com o VoIP a taxa de ocupação do link é reduzida pela metade deixando o restante livre para outros serviços ou ligações.
Desvantagens
Por ser uma telefonia feita através da internet, ela depende desse serviço. Isso significa que uma conexão ruim pode prejudicar a qualidade das chamadas. A falta de energia – e inexistência de um gerador – também causa a interrupção do serviço.
Além das alternativas acima, existe também a opção de utilizar um PABX híbrido, capaz de entregar ao cliente a economia da telefonia IP aliada à confiabilidade das chamadas analógicas.
A Any Consulting pode te orientar sobre a melhor escolha para sua empresa. Entre em contato com nossos especialistas e agende uma reunião para buscar a solução que mais se adapta às suas necessidades.