Se você chegou até aqui, provavelmente a sua empresa já sabe a importância de ter uma rede bem estruturada e de investir em segurança. Mas não custa repetir. As redes corporativas são fundamentais para aumentar a produtividade, lucratividade e integração da companhia. Elas devem ser seguras, garantindo que as informações estratégicas e confidenciais que vocês possuem não sejam roubadas, por exemplo.
Em mercados cada dia mais competitivos e ambientes tecnológicos com tantas ameaças, estar protegido e preparado para tirar proveito da tecnologia se mostra extremamente importante. Para que esse resultado seja alcançado, portanto, é preciso contar com profissionais especialistas, capazes de oferecer as melhores soluções e de fazer a manutenção para impedir qualquer invasão ou erro.
Existem certificações de Tecnologia da Informação, que comprovam o conhecimento e as habilidades dos profissionais nas diversas soluções existentes. Uma delas é da fornecedora de equipamentos, soluções e serviços Cisco. Os profissionais que possuem certificações Cisco CCNA e CCNP são valorizados no mercado e capazes de atuar em redes de média e grande complexidade, até mesmo com equipamentos de outros fabricantes.
Ter a certeza de que possui uma equipe competente trabalhando para a sua empresa garantirá que todos se foquem no core business do negócio, enquanto especialistas cuidam da segurança, disponibilidade e agilidade da rede.
Por que as certificações Cisco são importantes?
A Cisco é uma empresa de soluções tecnológicas para redes e comunicações que atua mundialmente. Atende companhias de diversos setores, sejam de pequeno, médio ou grande porte, e é líder no setor de redes. Suas certificações são reconhecidas em todo o mundo, pois comprovam o conhecimento do profissional e sua habilidade de instalar, planejar, configurar e solucionar problemas em redes.
As provas são divididas em níveis: entrada, associado, profissional e expert.
O que é CCNA?
CCNA significa Cisco Certified Network Associate. É uma certificação de nível Associado (considerada de base) e comprova que o profissional tem o conhecimento necessário para instalar, configurar e operar redes de médio porte. Aqueles que são certificados estão preparados para solucionar problemas e sabem implementar e checar conexões para sites ou unidades remotas conectadas via rede WAN.
Existem nove tipos de certificações Cisco CCNA diferentes: Cloud, Collaboration, Cyber Ops, Data Center, Industrial, Routing and Switching, Security, Service Provider e Wireless. Elas podem ter uma ou mais etapas.
Para conseguir essa certificação, é necessário comprovar o domínio de protocolos, tecnologias e configurações em equipamentos Cisco, mas também é importante saber lidar com redes que possuem produtos de outros fabricantes, como HP, Juniper, Huawei e outros.
Saiba mais sobre a certificação aqui (site em inglês).
O que é CCNP?
CCNP significa Cisco Certified Network Professional e, como o nome já diz, é de nível Profissional. É uma certificação avançada que comprova que o especialista possui habilidades e amplo conhecimento de redes. São sete tipos de certificações Cisco CCNP: Cloud, Collaboration, Data Center, Routing and Switching, Security, Service Provider e Wireless. Elas podem possuir mais de uma etapa e têm como pré-requisito a comprovação de que o profissional possui CCNA. Cada teste abrange uma tecnologia diferente, expandindo a área de atuação de quem as possui.
Saiba mais sobre a certificação aqui (site em inglês).
Existem apenas as certificações CCNA e CCNP?
Não. A Cisco também possui certificações para projetos de redes (CCDA, CCDP e CCDE) e as provas de nível expert – CCIE –, aceitas em todo o mundo e consideradas as mais importantes da indústria. Além disso, existem outras empresas reconhecidas no mercado por suas certificações.
Como saber se eu preciso de um profissional com essas certificações Cisco?
A resposta para essa pergunta é simples. Leia as questões abaixo e responda mentalmente sim ou não.
- A sua empresa reconhece a importância de ter uma rede bem estruturada?
- Ela entende a necessidade de proteger os dados e tê-los sempre disponíveis?
- Ela é de médio ou grande porte?
- Vocês possuem informações estratégicas e gostariam de focar no core business sem se preocupar com problemas de rede?
Se a resposta foi sim para qualquer uma dessas perguntas, você precisa de um profissional com certificações Cisco. Mesmo que a sua empresa não tenha como contratá-lo no momento, vale a pena buscar um parceiro de outsourcing capaz de oferecer o serviço com qualidade, segurança e sempre que precisar.