Os ransomwares são um tipo de cyberataque em que o invasor se apropria dos dados do computador da vítima e pede um valor de resgate para que ela volte a ter acesso às suas informações. Mesmo que a pessoa pague o valor solicitado (geralmente em bitcoins, moeda virtual que torna quase impossível o rastreamento do criminoso), a devolução dos dados não é garantida. Se esse tipo de ataque já pode gerar grandes transtornos para usuários comuns, para empresas a situação é muito pior. Quer saber como se proteger de ransomwares? Continue lendo!
Como a rede pode ser infectada por ransomwares?
Existem ransomwares que infectam computadores e outros, ainda mais perigosos, que conseguem se apropriar de redes corporativas inteiras. Eles podem chegar aos seus equipamentos de formas variadas, através de sites maliciosos, links em e-mails ou mesmo redes sociais. Ao clicar nos endereços ou baixar arquivos aparentemente inocentes, o malware é baixado automaticamente e o sistema é bloqueado ou o disco rígido começa a ser criptografado, dependendo do tipo de ransomware instalado. Geralmente, o usuário só descobre a infecção quando uma mensagem aparece na tela solicitando o valor do resgate em um prazo determinado.
Qual a forma mais eficiente para proteger a sua rede corporativa?
Os cuidados para evitar a infecção por ransomwares variam desde a instalação de equipamentos até políticas de segurança, passando pelo comportamento do usuário, que ainda é fundamental.
Comportamento do usuário
Algumas orientações simples podem ajudar os usuários a se protegerem desse tipo de ataque. Além de terem o bom senso de não navegarem em sites suspeitos, verificarem a procedência de e-mails antes de abrirem e não clicarem em todos os links que são enviados por redes sociais, é preciso ter atenção. Os usuários devem sempre conferir se e-mails foram verificados por antivírus, se realmente solicitou aquele arquivo e se o remetente é de confiança. Caso tenha qualquer dúvida sobre a procedência do arquivo ou link, o usuário deve deletá-lo ou comunicar ao responsável por segurança da empresa.
Backups constantes
Mesmo que essa não seja uma prática capaz de evitar o cyberataque, os backups garantirão o acesso aos dados em caso de infecção. Dessa forma, sua empresa não se tornará refém de criminosos e não terá prejuízos com o pagamento do resgate ou a perda de controles, contratos, informações estratégicas e fluxos. Lembre-se de que cada minuto sem acesso aos dados corporativos pode significar uma perda significativa de investimentos ou de crédito.
Mantenha o sistema atualizado
Softwares, plataformas e sistemas são planejados por profissionais especialistas, que constantemente trabalham para melhorar o seu funcionamento e proteger contra possíveis ameaças. Por isso, é preciso que todo o sistema esteja sempre atualizado, evitando assim vulnerabilidades simples de evitar.
Tenha uma equipe de TI eficiente
Uma equipe de TI eficiente é capaz de indicar as melhores soluções e ações para proteger os dados da companhia. Caso a sua empresa não tenha uma equipe completa, apostar em outsourcing pode ser uma maneira eficiente de obter o apoio de especialistas em tempo integral.
Utilize um firewall UTM
As soluções tecnológicas estão sempre avançando para combater as ameaças que não param de surgir. Investir em um equipamento de qualidade que ofereça proteção em múltiplas camadas é essencial para a proteção da sua rede corporativa contra ransomwares. O firewall UTM realiza todas as tarefas necessárias para isso.
UTM significa Unified Threat Management, que traduzido para o português é Gerenciamento Unificado de Ameaças. Isso significa que um único firewall pode oferecer prevenção de invasões, filtro de conteúdo, antivírus, controle de acesso a internet e a sites, balanceamento de links, VPN (rede virtual privada), filtro de conteúdo, bloqueio de spam e controle de acesso wireless. Ele permite integrar novas e diversas ferramentas, detecta rapidamente conteúdos maliciosos, fornece maior visibilidade de aplicações, dados e usuários, reduzindo varreduras redundantes e aumentando a detecção de ameaças, e gera relatórios com dados importantes para a manutenção da segurança da rede.
Firewall UTM SonicWall
Uma das opções mais eficientes do mercado, o firewall UTM SonicWall é uma solução completa para a proteção da rede da sua empresa. Ele previne o ransomware com abordagem de múltiplas camadas, verificando diversos tipos de arquivos para detectar ameaças avançadas. Todas as ameaças são analisadas e bloqueadas. O bloqueio é feito imediatamente, antes mesmo que a equipe tenha que tomar uma decisão de segurança. Além disso, o SonicWall possui recursos de inspeção de tráfego baseado em SMTP e possibilidades para proteção de dispositivos móveis.
Entenda como funciona a proteção oferecida pelo SonicWall no infográfico disponibilizado pela fabricante do equipamento, a Dell.
6 motivos para escolher o Firewall SonicWall para a sua empresa
Modelos para diferentes tamanhos de empresa
A SonicWall oferece modelos de firewall ideais para todos os tamanhos de empresas, das pequenas às grandes corporações multinacionais.
Custo-benefício
O firewall SonicWall é uma ferramenta de grande qualidade e é encontrado por um preço acessível. Toda solução completa, como é o caso desse appliance, possui um valor mais alto do que pequenos aparelhos simples – como roteadores –, mas ele é convertido em benefícios para a empresa.
Desempenho
O appliance oferece diferentes soluções que, juntas, atendem a todas as necessidades da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Investir nessa solução é garantir um alto desempenho, sem falhas.
Gerenciamento, relatório e análise centralizados
Com o firewall SonicWall, a sua empresa pode ter uma visão geral sobre o tráfego das aplicações, largura de banda e ameaças. Isso é possível porque o appliance oferece governança e gerenciamento de política através da automação de fluxo de trabalho e gera relatórios sobre o funcionamento da sua rede.
Controle em tempo real
É possível garantir produtividade máxima e segurança de rede em tempo real com a solução. Ela oferece controle granular de aplicações, priorização de largura de banda, controle de acesso a sites internos e externos e proteção contínua contra ameaças. Tudo para que a sua empresa possa focar em seu core business.
Processador próprio
O processador próprio para firewall possibilita que o SonicWall processe as informações que entram e saem da empresa de forma mais rápida e eficiente.
Mas, por que a proteção contra ransomwares é urgente?
Hoje, dia 12 de maio, um mega-cyberataque derrubou serviços de comunicação de empresas e serviços públicos em diversos países. O ransomware do tipo WannaCryptor/WannaCry (“quer criptografar” e “quer chorar”, traduzidos livremente) criou um grande caos ao redor do mundo e gerou grandes prejuízos para as empresas.
O ataque levanta uma importante discussão e preocupação nas companhias. O investimento em soluções tecnológicas de segurança, que consigam gerar ciclos automáticos de prevenção, se torna essencial para que a postura corporativa seja preventiva e não reativa. Além dele, e um ponto de extrema importância, é a conscientização dos usuários sobre a necessidade de comportamentos seguros.
Quer proteger a sua empresa contra ransomwares e outras ameaças? Os especialistas da Any Consulting podem te ajudar. Entre em contato agora mesmo!