O sucesso de um projeto ou de uma área de Tecnologia da Informação depende, em grande medida, da formação de uma equipe de alto desempenho. Um dos principais desafios enfrentados pelos gestores na hora de montar uma equipe de TI é entender qual tipo de profissional contratar para a própria empresa e quando lançar mão do outsourcing ou parcerias. Além disso, a área de TI muitas vezes sofre com a falta de mão de obra qualificada, o que dificulta ainda mais a formação de um time forte e prejudica a qualidade dos serviços oferecidos.
Para montar uma equipe de TI eficiente, é preciso ter atenção ao processo de recrutamento e a alguns detalhes no perfil dos candidatos:
Descrição da vaga
Por mais simples que pareça, uma boa descrição da vaga pode poupar muito tempo na hora de montar uma equipe de TI e aumentar suas chances de recrutar profissionais qualificados. Seja claro no perfil do profissional que você deseja ter em seu time, detalhando as competências e habilidades necessárias, a formação e as certificações requeridas, o tipo de atividades pelas quais ele será responsável, quais as principais as entregas esperadas, além das questões mais práticas, como informações sobre o cargo, salário e jornada de trabalho.
Quando o primeiro passo da contratação é bem feito, você garante que gestor e candidato estejam alinhados em relação ao trabalho que realizarão juntos.
Competências diversificadas para montar equipe de TI
Profissionais com diferentes especializações e certificações atuam de forma complementar e enriquecem o trabalho em equipe, oferecendo soluções mais completas. Conhecimentos em segurança, computação em nuvem, planejamento de sistemas, desenvolvimento e manutenção são essenciais para uma estrutura de TI de alto desempenho.
Conheça algumas das principais certificações de TI e as competências asseguradas por elas:
- Certified Information Systems Security Professional (CISSP): gestão de riscos em negócios online, segurança da computação em nuvem e de dispositivos móveis e desenvolvimento de aplicações com segurança
- Cisco Certified Network Associate (CCNA): instalação, configuração, operação e solução de redes de médio porte que operam em roteadores ou switches
- Cisco Certified Network Professional (CCNP): habilidade e amplo conhecimento de rede
- Project Management Professional (PMP): competência para a gestão de projetos, uma das certificações mais valorizadas na área de TI
- Information Technology Infraestructure Library (ITIL): utilização da TI para o crescimento e desenvolvimento do negócio, com a otimização de custos, melhoria de índices de satisfação e aumento da produtividade
- Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL: desenvolvimento de bases de dados PL/SQL (server-based) e construção de aplicações na internet em bancos de dados para Oracle 9i e Oracle Database 10g.
Conhecimento do negócio
Uma equipe própria deve ir além da capacidade de oferecer boas soluções de TI. É preciso ter conhecimento do core business da empresa, para que o atendimento às áreas de negócio seja ao mesmo tempo relevante e competitivo para a estratégia de mercado. Profissionais que têm uma visão macro de suas atividades e entendem sua contribuição dentro de uma estratégia maior desempenham um papel importante dentro de uma equipe de TI e, em geral, têm um perfil visionário e de gestor.
Capacitação e treinamento
Uma boa equipe deve estar em constante atualização, principalmente em uma área com transformações tão constantes como a de Tecnologia da Informação. Ofereça cursos de treinamento e capacitação para seus funcionários e incentive-os a buscarem cursos e atualizações de forma proativa. Além de melhorar o desempenho técnico, sua equipe trabalha mais motivada quando percebe a disposição da empresa em investir em sua formação.
E não se esqueça de reconhecer o esforço individual de cada membro de sua equipe, não só na busca por capacitação como também no desempenho da rotina.
Comunicação clara e eficaz
A boa capacidade de comunicação não só evita o retrabalho e os atritos entre a equipe, como contribui para a autoestima dos próprios funcionários, pois inspira confiança e promove um ambiente de transparência e honestidade. Profissionais que têm clareza em suas colocações, sabem apresentar bons argumentos e possuem flexibilidade devem ser valorizados.
A habilidade para traduzir termos técnicos e oferecer soluções e instruções claras aos usuários ou clientes internos também é algo que o gestor deve procurar em um profissional de TI, já que a área muitas vezes é conhecida por sua incapacidade de se fazerem entendidas.
Inovar é preciso
A capacidade de inovar tem sido, cada vez mais, um diferencial valioso para equipes bem sucedidas. Uma das premissas para que os profissionais possam concentrar suas energias no desenvolvimento de processos e produtos inovadores é garantir que as atividades básicas aconteçam sem atritos. Quando a estrutura fundamental de uma área funciona bem, a equipe pode investir boa parte do seu tempo em atividades mais estratégicas e ousadas.
Invista em outsourcing
Lidar com o desafio de montar uma equipe eficiente com orçamento reduzido é a realidade da maioria dos gestores de TI nos dias de hoje. Por isso, ter profissionais estratégicos em sua equipe deve ser prioridade. Contar com uma parceria externa especializada pode reduzir o tempo que sua equipe gasta em tarefas técnicas, aumentando sua produtividade.