Ainda não sabe o que é hiperconvergência? Então é melhor entender esse conceito e aproveitar tudo o que ele pode oferecer para a área de tecnologia da informação e para sua empresa, como um todo. Conheça seu funcionamento, vantagens e diferenças para outras formas de arquitetura de rede abaixo.
Necessidade da hiperconvergência
A cada dia os dados da sua empresa se multiplicam e a necessidade de investir em soluções de infraestrutura de TI que atendam suas necessidades é constante. Esse cenário, juntamente com a força da cloud computing e da virtualização de servidores, storages e rede, foi propício para o surgimento das soluções de hiperconvergência.
Ela é uma arquitetura de rede que garante redução de custos, otimização do acesso aos dados e simplificação de sistemas utilizados. Ou seja, ela facilita o gerenciamento de TI, oferecendo otimização de recursos humanos, físicos e de capital.
Entendendo as diferenças entre infraestrutura de TI tradicional, convergente e hiperconvergente
Antes de falarmos sobre todos os benefícios e motivos para sua empresa aderir à hiperconvergência – além de fatores a serem considerados antes da implementação –, é preciso explicar a diferença entre as arquiteturas.
Infraestrutura tradicional
O modelo mais tradicional baseia-se na montagem da estrutura física e lógica de um data center. Ou seja, na escolha de hardwares e softwares que atendam à necessidade da empresa e na atualização constante dos recursos para que acompanhem o crescimento do volume de dados e também a demanda de otimização dos processos.
Infraestrutura convergente
Estrutura que se baseia na virtualização e reúne tecnologias de segurança e rede, servidores, switches e roteadores. Em comparação com o modelo tradicional, reduz os custos de implementação e permite que as empresas transfiram o investimento para o seu core business. Foi esse modelo que permitiu que as companhias obtivessem padronização e plataformas de administração comuns, porém com recursos de servidor e armazenamento separados fisicamente.
Infraestrutura hiperconvergente
Não é a toa que o nome é esse. Essa solução eleva os princípios da convergência a um outro nível. Nela, o data center – definido por software – é totalmente virtualizado (daí vem o prefixo hiper, que tem a ver com o hypervisor – programa usado para realizar a virtualização) e os componentes físicos e virtuais são completamente integrados em um único dispositivo. Por ser controlada por software, o gerenciamento da infraestrutura é mais simples e todos os recursos ficam visíveis para o administrador.
Essa tecnologia é uma tendência que ganha cada vez mais espaço em companhias que precisam atender à sua escalabilidade linear e às necessidades de gerenciamento e armazenamento de dados de alta performance.
Vantagens da hiperconvergência
Se você entendeu o que é essa solução, percebeu que ela oferece grandes benefícios para as companhias que optam por implementá-la. Ela é a opção perfeita para gestores que desejam alcançar o máximo de inovação, precisam optar por uma infraestrutura com bom custo x benefício e valorizam a simplificação no gerenciamento.
Implementação
A solução se baseia no conceito de plug-and-play, o que agiliza e simplifica a implementação. Os softwares são pré-instalados e configurados, barateando o projeto e permitindo que a empresa comece a utilizar a solução com rapidez.
Escalabilidade
A hiperconvergência permite que a sua empresa possa obter recursos extras de armazenamento conforme necessidade, baseada no conceito de building blocks. Dessa forma, não é necessário obter mais espaço do que o necessário. O mesmo vale para volume de tráfego e processamento.
Facilidade do gerenciamento
A integração de todos os recursos sob uma camada de gerenciamento facilita e simplifica a gestão da estrutura. Isso resulta em menos tempo dedicado ao procedimento e gastos menores, já que a equipe pode ser reduzida (saiba como montar uma equipe de TI eficiente) e o investimento pode ser transferido para atividades também estratégicas para o negócio.
Eficiência da área de Tecnologia da Informação
A facilidade de gerenciamento aumenta a eficiência dos responsáveis de TI, uma vez que não será necessário trabalhar com diferentes sistemas (um para servidores, outra para rede e mais um para armazenamento).
Redução de custos
Com a redução da equipe necessária para gerenciamento e o aumento da eficiência, os custos de investimento, operação e de propriedade são menores. Redução de custos, atrelada à eficiência, segurança e escalabilidade, é uma busca constante em todas as organizações.
Desempenho
A hiperconvergência reúne os recursos tecnológicos mais modernos e facilita o gerenciamento e a escalabilidade, o que possibilita maior eficiência e agilidade.
Quem deve optar pela solução
De acordo com publicação do instituto de consultoria tecnológica Gartner em 2016, o mercado de sistemas hiperconvergentes integrados cresceu quase 80% apenas naquele ano. Cada vez mais empresas optam por implementar a solução que explora colaboração, computação em nuvem, mobilidade e outras possibilidades.
Por esse motivo, se a sua empresa busca o que há de mais inovador no mercado, com gerenciamento simplificado, eficiência, escalabilidade e desempenho, a hiperconvergência é a solução.