A virtualização de servidores é uma maneira de dividir em diversas máquinas virtuais os recursos de único servidor físico. Ou seja, você faz uma ou mais versões virtuais que funcionarão simultaneamente no mesmo hardware.
Muito interessante, mas, afinal, qual a grande vantagem?
Objetivos da virtualização de servidores
Com a possibilidade de usar um único hardware para diversas versões virtuais, a virtualização de servidores tem sido cada vez mais usada nas empresas. O processo permite que a área de Tecnologia da Informação da companhia otimize os recursos e a utilização da infraestrutura, criando uma rede sem a necessidade de expandir também o suporte físico. Ou seja, o objetivo é reduzir custos, o consumo de energia e o espaço físico para armazenamento, trazendo diversas vantagens para a competitividade da empresa.
Benefícios corporativos
Empresas que investem em virtualização de servidores podem centralizar tarefas, reduzir custos, aumentar a velocidade de resposta e facilitar as atividades da equipe de Tecnologia da Informação. Conheça alguns benefícios da virtualização:
Facilidade de Gerenciamento
Utilizar diversos servidores faz com que seja necessário uma equipe dedicada para a tarefa, que precisa conhecer todos os equipamentos e estar a postos para resolver problemas de hardware ou software. Com a virtualização de servidores, um único hardware é utilizado e menos pessoas são necessárias para gerenciar.
Uma opção para este gerenciamento é contar com outsourcing de TI, ou seja, contratar uma empresa terceirizada para que faça a manutenção e garanta disponibilidade total da sua rede.
Redução de custos de manutenção
Assim como será necessário menos pessoas dedicadas ao gerenciamento e manutenção quando a empresa opta pela virtualização, também será menor o custo gerado pela infraestrutura. Isso significa que não será necessário investir o alto valor de um ar condicionado direcionado e sistemas anti-incêndio, entre outros, como é o caso de grandes data centers (em empresas de grande porte, mesmo com a virtualização, pode ser necessário ter um espaço maior dedicado aos servidores).
Redução de custos com equipamentos
Esta é a vantagem mais simples de perceber. Se a sua empresa utiliza um único hardware para fazer o que diversos servidores fariam, ela está reduzindo o investimento em equipamentos e cabeamento.
Escalabilidade
Um benefício cada vez mais procurado pela área de tecnologia, que vê suas demandas aumentarem em uma proporção muito maior que a capacidade estrutural, é a escalabilidade. Ele é alcançada com o virtualização de servidores, ou seja, com esse processo você estará preparado para o crescimento da área de TI.
Controle
Embora possa ser questionado o risco de usar um único hardware para todos os sistemas e, assim, ficar sem uma segunda opção em casos de falha, é preciso refletir. O maior número de falhas está relacionado ao software e, além disso, as empresas cada vez mais fazem backups em mais de um local, usando, inclusive a computação em nuvem. O software utilizado para virtualizar servidores também é muito mais simples que um sistema operacional, gerando menos riscos de falhas.
Além disso, uma outra vantagem é que é fácil fazer a portabilidade das máquinas virtuais para outro host caso ocorra um problema de hardware. Isso porque cada MV é um arquivo que possui todas as aplicações.
Compatibilidade de sistemas
Infelizmente ainda existem diversas aplicações que não funcionam em todos os sistemas operacionais ou nas versões mais recentes deles. Com a virtualização de servidores é possível ter uma máquina virtual com cada sistema e com as ferramentas de segurança ideais para cada atividade.
Disponibilidade
Caso um sistema operacional tenha falha, os demais estarão disponíveis para uso. Isso aumenta a disponibilidade e gera menos problemas para a empresa, já que cada minuto parado pode significar grandes prejuízos.
Melhor uso dos recursos
Existem estudos que dizem que, ao utilizar um servidor para apenas uma função, a empresa aproveita apenas 10% de seus recursos. Dividi-lo em diversas máquinas virtuais é uma forma de fazer uma melhor utilização, aproveitando tudo que o equipamento pode oferecer.
O que é necessário para começar
Antes de iniciar a virtualização dos servidores, é preciso fazer uma análise detalhada do seu cenário corporativo, estrutura física e lógica disponíveis e aplicações. Esse estudo permitirá o melhor planejamento da arquitetura, que precisa ser ideal para as suas necessidades. Isso significa fazer um projeto de ambiente, escolher os tipos de servidores mais adequados, os softwares e as licenças necessárias e a forma de gerenciamento que será aplicada. Com tudo isso, é possível criar ou fazer a migração das suas máquinas virtuais, prepará-las para uso e iniciar o funcionamento.
Está pensando em investir em virtualização de servidores na sua empresa ou precisa melhorar a estrutura que utiliza? A Any Consulting presta serviços de gerenciamento monitorado para que você e sua equipe possam se dedicar às outras atividades estratégicas do negócio. Solicite uma reunião agora mesmo e saiba mais sobre nossos serviços de virtualização.