Já detalhamos aqui no blog sobre as várias vantagens de fazer o uso de cloud computing e backup na nuvem. Se você ainda não leu, vale a pena dar uma conferida antes de prosseguir. Neste artigo, iremos elencar alguns critérios para definir qual, dentre as opções disponíveis (das mais básicas, como o Dropbox e o Google Drive, até mais complexas como Azure e AWS), é a melhor ferramenta de backup na nuvem para o seu negócio.
As empresas têm gradativamente optado por soluções na nuvem. Em poucas palavras, esse é o movimento de retirar os dados ou aplicações de uma instalação dentro da sede corporativa para alugar um espaço virtual remoto em que essas informações podem ser armazenadas.
As vantagens desse tipo de escolha são várias, como a maior segurança dos dados contra riscos físicos a que a sede da empresa pode estar suscetível ou riscos virtuais que empresas especializadas estão mais capacitadas para se defender, a mobilidade de poder acessar informações de qualquer lugar, além da eliminação de custos com equipamento e manutenção.
Conheça sua empresa
Para realizar qualquer tipo de tomada de decisão em um ambiente corporativo, é essencial entender necessidades e demandas específicas da empresa. Com o backup na nuvem não é diferente. As opções variam de preço, no reconhecimento de quem oferece o espaço e de serviços oferecidos. Então, o primeiro ponto é que não existe “a melhor” ferramenta de cloud backup, mas aquela que se adapta melhor ao que você precisa neste momento. Vejamos alguns aspectos que devem ser levados em consideração.
Flexibilidade de espaço disponível
O volume e a prioridade dos dados corporativos faz com que esse seja um ponto crucial na comparação. O movimento dinâmico da expansão da carteira de clientes, além de inovações técnicas na infraestrutura de rede, por exemplo, podem implicar em uma necessidade de ampliação brusca do espaço necessário de backup. Por isso, optar por uma solução mais barata (talvez até gratuita) de armazenamento de backup nem sempre é estratégico.
Em relação a isso, há fabricantes que oferecem capacidade de armazenamento, na prática, ilimitadas. Ou mesmo flexíveis, que permitem ampliação sem burocracia e praticamente instantânea. Esse tipo de possibilidade interfere no investimento feito, mas pode ser fonte de tranquilidade e segurança em momentos necessários.
Redundância localizada vs. dispersa geograficamente
Para alguns gestores o conceito de “nuvem” pode ser confuso. Fica mais simples associar à ideia de armazenamento remoto. Ou seja, mesmo que seus dados não estejam gravados em um servidor local, eles não estão em algum lugar abstrato e difuso na internet. Pelo contrário, as fabricantes de soluções de backup em nuvem possuem servidores físicos e é neles que colocam as informações dos clientes.
Portanto, ainda que com uma proteção de alto nível, esses servidores também correm riscos de ataques e de desastres naturais. Para minimizar os prejuízos, geralmente, é oferecida a possibilidade de duplicar ou triplicar os backups armazenados. Assim, caso um banco de dados seja comprometido, outro estará disponível. Essa redundância pode ser feita no mesmo lugar ou em lugares diferentes. Ao optar por uma redundância dispersa geograficamente as probabilidades de comprometimento simultâneo são muito menores, mas o custo aumenta.
Segurança e suporte técnico
Além das questões físicas, existe uma diversidade de estratégias de segurança digitais aplicadas pelos fabricantes e oferecidas a quem procura backup em nuvem. É essencial conferir o tipo de criptografia e política de prevenção a ciberameaças de cada pacote. Tanto no sentido de uma segurança da rede interna no fabricante, com um monitoramento intermitente, quanto em relação a fragilidades na transmissão de novos dados ou acesso via cliente. Essas portas de entrada são frequentemente exploradas por criminosos e podem comprometer todo o sistema.
Em sintonia com a segurança oferecida, o suporte técnico de qualidade está na base de um bom sistema de backup na nuvem. Cada vez mais instantâneo, o tempo de resposta é crucial para minimizar prejuízos financeiros. Imagine os dados de fornecedores, clientes e financeiros de sua corporação sequestrados em uma madrugada e você esperando o horário comercial para poder resolver um erro de interface para acessar o backup mais atual. Horas de sono perdido e estragos imensos à saúde (sua e) da empresa.
Variação de preços das ferramentas de backup
Todos os critérios acima precisam ser levados em consideração de forma dinâmica. Não faz sentido ponderar sobre cada aspecto isoladamente e a disponibilidade orçamentária também entra nessa equação. Quanto a empresa pode destinar a esse fim? Os preços dos serviços variam de acordo, entre outros, com os tipos de serviços mostrados acima. Não perca de vista que, nem sempre, o mais caro é o mais eficiente.
Esses são alguns dos tópicos mais relevantes hoje em dia para escolher a melhor ferramenta de backup na nuvem no mercado. Não menospreze o valor de ter uma equipe ou um parceiro externo capacitado e confiável para ajudar a identificar as necessidades de seu negócio e encontrar a solução mais apropriada. O renome e reconhecimento do fabricante, por exemplo, também pesa muito. Acompanhar as experiências desses fornecedores não é necessariamente obrigação de todo gestor. Por outro lado, conseguir garantir aos funcionários e parceiros de sua empresa a confiabilidade dos dados corporativos, com certeza, é o que distingue players profissionais de amadores.
O que você achou deste texto? Esperamos que tenha oferecido dicas para lhe ajudar na escolha da melhor ferramenta de backup. Em caso de dúvidas, entre em contato. E, se quiser saber mais sobre as vantagens do backup em nuvem e como tem sido tendência no mercado, leia nosso artigo “Como backup em nuvem pode tornar seu negócio mais eficiente“.