O mundo passa por uma crise sanitária grave. No Brasil, já são centenas de  casos confirmados de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. A experiência de outros países demonstra que, apesar de ser essencial não entrar em pânico, a redução drástica do convívio social é muito importante para conter a disseminação do patógeno.

Para se proteger e garantir a segurança do máximo de pessoas, as autoridades têm recomendado fortemente o trabalho remoto. Nem sempre é possível, a depender do ramo de atuação de cada empresa. Mas, cada vez mais, a tecnologia pode auxiliar na rotina laboral. Em tempos de pandemia ou não, o home office é uma possibilidade de reduzir custos e aumentar a eficiência do seu negócio. Vejamos algumas alternativas para processos rotineiros, em geral, feitos presencialmente, mas que podem ser transformados, com segurança.

 

Reuniões e encontros

“Mais uma reunião que poderia ser um e-mail”. Infelizmente, essa frase, popularizada com memes pela rede, pode ser real em muitos casos, ainda mais em tempos de pandemia. Porém, há reuniões que demandam uma dinâmica maior do que a troca de mensagens dos tradicionais e-mails (inclusive, sua empresa precisa garantir que os funcionários tenham os equipamentos para trabalhar de casa e é essencial considerar se deve comprar os equipamentos, usar os das sedes da companhia ou fazer a locação de notebooks).

Para isso, uma solução confiável é o Webex, da Cisco, para videoconferências. Com ele é possível realizar reuniões, eventos, treinamentos, suporte técnico remoto e receber ajuda especializada. Cada possibilidade possui um módulo construído especificamente para essa finalidade, ampliando a eficiência. Diferentemente de outras soluções de videoconferência mais populares, a confiabilidade da Cisco garante eficiência e a solução realiza mais de 20 milhões de reuniões mensais pelo mundo.

A Cisco disponibilizou algumas de suas principais soluções para uso gratuito até julho.

 

Conversas de rotina

Além das reuniões, o dia a dia no trabalho necessita o constante alinhamento. Remotamente isso pode ser solucionado com aplicativos de troca de mensagens instantâneas, como Whatsapp e Facebook Messenger. Entretanto, como são usados também para conversas pessoais, esses aplicativos podem prejudicar a concentração dos funcionários.

Uma solução que tem cada vez mais ganhado espaço no ambiente corporativo é o Slack. Uma espécie de mescla entre aplicativo de troca de mensagens instantâneas e emails, em que se pode criar grupos específicos, etiquetar assuntos e organizar fluxos de informação, seja no desktop ou no mobile. Outra possibilidade é o pacote Microsoft Office 365, que possui vários recursos, dentre os quais o Microsoft Team, que permite mensagens instantâneas.

É possível também fazer a instalação de ramais remotos, sabia?

 

 

Troca de documentos e colaboração

No trabalho remoto também é possível colaborar no mesmo documento ou trocar arquivos essenciais. Nesse contexto, os serviços de cloud server são grandes aliados. Trabalhar em conjunto no mesmo arquivo ou enviar e receber documentos remotamente acelera o processo e permite que todos estejam alinhados.

O Office 365 também permite a edição, visualização e criação compartilhada de arquivos de texto, planilhas, apresentações etc. Para o armazenamento em nuvem, seja para backup ou não, contar com parceiros de excelência como o Amazon Web Services e o Microsoft Azure pode ser diferencial para evitar dores de cabeça futuras.

 

VPN

Por falar em segurança, é preciso estar atento para o fluxo de informações de clientes e parceiros pela internet na prática do trabalho remoto. Em outras palavras, quando se trata de contexto corporativo, criar redes virtuais privadas (VPN) é a melhor alternativa para garantir que nenhum dado sensível será interceptado por criminosos ou mesmo vazado por descuido de funcionários.

Com a VPN, os dispositivos usados pelos integrantes da empresa estarão acessando os dados da empresa por uma “porta” bem monitorada, para garantir que só entre e saia aquilo que for conveniente. Para a implementação dessas soluções, vale a pena buscar parceiros de confiança, com suporte técnico acessível e que estejam verdadeiramente comprometidos em compreender a realidade atual do seu negócio. A Any Consulting tem profissionais preparados para ajudá-lo. Entre em contato!

Sacrifício momentâneo

Mesmo os maiores entusiastas do home office sabem que aquele olho-no-olho em momentos estratégicos pode ser importante para alguns profissionais. Porém, não agora e nem nas próximas semanas.

É fundamental reforçar que as recomendações das autoridades sanitárias pelo mundo não se tratam de meras sugestões. O cenário é grave e é preciso ter responsabilidade. Pelo que tem sido reportado, outros países começam a controlar a disseminação do coronavírus e o surgimento de novos casos de Covid-19 tem diminuído. Isso só está acontecendo pois medidas drásticas têm sido tomadas. É um sacrifício momentâneo que, quanto mais adesão tivermos, mais rapidamente veremos os bons resultados.

Usar as soluções disponíveis para aumentar nossa força no combate a essa crise sanitária não é apenas o mais inteligente, como o mais importante no momento. Caso você queira saber mais sobre como o trabalho remoto pode ser implementado na sua empresa, sem colocar em risco as informações e garantindo disponibilidade, visibilidade e eficiência, entre em contato conosco.

 

Autor

Saulo Costa
Saulo Costa
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.