A cada dia, mais empresas optam pela terceirização dos serviços de TI. Isso porque, estamos diante de um mercado que já consolidou modelos flexíveis de trabalho em diversas áreas. Ao que tudo indica, a TI foi uma das precursoras dessa mudança quando apresentou ao mundo dos negócios as tecnologias móveis que se adaptam às particularidades de cada organização, tanto no que diz respeito às necessidades de consumo quanto às de customização dos modelos de trabalho 

Mas, essa flexibilidade requer das empresas, além da aquisição de novas tecnologias, investimento em equipamentos, em pessoal e em capacitação, por exemploTodos esses custos, muitas vezes, acabam sendo inviáveis para pequenas e médias empresas que acabam montando sua área de TI e deixando-a refém da complexidade operacional. Afogada no tecnicismo que absorve todo o tempo, como a equipe de TI pode atuar de forma estratégica dentro da organizaçãocriando soluções inovadorasComo ter uma área de TI estratégica, com tempo para inovar, fazendo um investimento viável para o negócio? Se essas são algumas perguntas que você costuma se fazer, então é hora de entender um pouco mais sobre a terceirização ou outsourcing de TI. Continue a leitura e veja como esse recurso pode ajudar. 

 

Redução de custos 

Ter uma equipe de TI é fundamental para o sucesso de negócios de todos os tamanhos. Entretanto, como já vimos, manter essa equipe é financeiramente inviável para muitas organizações. Uma solução para esse impasse é a terceirização do setor. Com ela, além de contar com o apoio de profissionais capacitados nas mais diversas especialidades dentro da Tecnologia da Informação, a empresa não terá aumento na sua folha de pagamento e poderá escolher o pacote de serviços sob medida para as suas necessidades, evitando desperdício e aumentando a economia. 

 

Automação de processos 

Ao optarem pela terceirização, grande parte das empresas possuem como foco a automatização dos seus processosUma empresa parceira qualificada pode fornecer mais funcionalidade a serviços como backups, manutenções e restaurações, evitando problemas sistêmicos que possam prejudicar o desempenho e a produtividade da empresa. Além disso, ao migrarem suas demandas tecnológicas para prestadores de serviço especializados, as organizações ganham em agilidade, qualidade e assertividade, visto que a parte tecnológica será executada por profissionais capacitados e por sistemas confiáveis. 

 

Powered by Rock Convert

Outsourcing proporciona maior acesso a inovações 

Faz parte do negócio das empresas de outsourcing o acompanhamento constante sobre as últimas novidades e inovações do mercado de TI. Por isso, elas estão mais preparadas para propor melhorias inovadoras para as suas contratantes. Além disso, as prestadoras de serviço atuam junto a clientes de todos os tipos de segmentos e portes, promovendo trocas constantes em busca das melhores experiências e soluções. 

 

Segurança e redução de falhas 

Como já vimos em outros posts, a informação é o bem mais precioso de uma organização e deve ser protegida. E é justamente essa preocupação com segurança que leva algumas empresas a investirem na terceirização de TI. As inovações tecnológicas trazem muitas oportunidades para os negócios, mas com elas, também surgem as ameaças (vírus, por exemplo) e é preciso estar preparado para elas. Contar com um prestador de serviços que tenha excelência em segurança da informação é imprescindível para redução das falhas de segurança, o que reduz o gasto com possíveis problemas. 

 

Facilidade de acesso à computação em nuvem 

Um parceiro tecnológico qualificado e experiente poderá abrir as portas da sua empresa para a computação em nuvem, recurso tecnológico capaz de garantir agilidade, segurança, mobilidade e economia para o seu negócio. A Cloud Computing dispensa a aquisição e manutenção de servidores físicos, além de ser uma das formas mais estáveis e seguras de trafegar e armazenar dados. Além disso, ao contratar um serviço na nuvem, você só paga pelo que for usar, eliminando desperdício. Essa lógica se aplica tanto a Data Centers, por exemplo, quanto à contratação de softwares e serviços. 

Com tantas ferramentas novas no mercado, não é fácil decidir quais delas são as mais adequadas para que a área de TI possa promover ações inovadoras e geradoras de valor para a empresa. Ao optar pela terceirização, extrapolando os aspectos de melhoria técnica, muitas empresas especializadas nesse ramo também são preparadas para fornecerem consultorias sobre soluções tecnológicas que podem  colocar a área de Tecnologia da Informação em posição estratégica dentro das organizações. Dessa forma, além de equacionarem gargalos financeiros, gerando economia, empresas de outsourcing de TI também atuam na melhoria do modelo de trabalho e de negócio. 

Ficou fácil, agora, entender como a terceirização de TI pode contribuir na estratégia da sua empresa, fazendo com que sobre mais tempo e recursos para a inovaçãoQuer conhecer outras formas reduzir gastos ao mesmo tempo em que se ganha em qualidade e produção? Então leia nosso artigo 6 maneiras de economizar com TI. 

 

Autor

Marney Muller
Marney Muller
Formado em Administração de Empresas pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência e atuação no ramo corporativo de Tecnologia. Possui a certificação de negócios Cisco Business Value Specialist.