A decisão de qual firewall deve ser adotado para garantir o gerenciamento e a segurança da rede de sua empresa deve ser criteriosa. O sistema age a partir de um conjunto de regras predefinidas que autorizam ou bloqueiam o tráfego de dados entre computadores ou via internet, com o objetivo de proteger seus ativos. Mas será que uma opção gratuita como o firewall pfsense entrega tudo o que você precisa e garante a integridade da sua rede?

 

O que é o firewall pfsense?

A proposta de um firewall é delimitar o que pode chegar e sair da sua rede de computadores, impedindo que ela fique vulnerável a ataques e invasões, seja entre as máquinas ou no ambiente da internet.

O pfsense é uma opção de firewall open source que está entre as mais usadas quando a escolha é por uma versão gratuita. Em muitos casos, ele pode atender às necessidades do usuário. Entretanto, para fazer essa escolha, você deve entender com clareza suas capacidades e limitações e avaliar se os recursos que ele oferece se alinham às características da sua arquitetura de TI.

 

Afinal, ele é a melhor escolha?

O fsense tem distribuição livre e oferece funcionalidades consideráveis. Porém, ele apesenta algumas desvantagens que podem ser essencialmente necessárias para o gerenciamento da sua rede. Confira alguns pontos e avalie se ela cumpre o que você espera:

Forças Fraquezas
 

>> Sistema leve;

>> Permite a instalação de pacotes extras;

>> Execução de serviços como VPN, regras de NAT, geração de chaves RSA e monitoramento de tráfego.

 

 

>> Interface não é intuitiva;

>> Demanda um conhecimento mais aprofundado para explorar suas funcionalidades;

>> Suporte básico com esclarecimento de dúvidas frequentes apenas em inglês;

>> Cursos sobre o sistema, em inglês, que custa cerca de 400 dólares por módulo.

 

É importante considerar que um firewall gratuito não garante atualizações constantes nem a continuidade do serviço. Portanto, se em algum momento for constatado que a versão gratuita não está atendendo suas necessidades de controle de rede, a troca por uma versão paga pode impactar a rotina de sua empresa – já que durante a mudança os servidores ficam indisponíveis. Também é preciso contabilizar o tempo de instalação, configuração e testes do novo serviço, além do treinamento da equipe na nova ferramenta.

 

 

O que um firewall pago oferece a mais?

Um firewall pago oferece as mesmas funcionalidades de versões gratuitas, porém entrega a você benefícios adicionais. Afinal, existe uma grande equipe por trás do produto, trabalhando continuamente para eliminar brechas de segurança e oferecer máxima proteção para sua empresa.

Confira algumas vantagens da opção paga:

Relatórios detalhados

O nível de detalhamento de informações e de controle que se espera de um firewall influencia a decisão sobre usar um produto gratuito ou pago. Se é importante para o seu negócio ter relatórios aprofundados sobre segurança de dados, com análise dessas informações, a opção paga é muito mais completa e pode ser a mais adequada.

 

Suporte customizado

Outro diferencial de um firewall pago é o relacionamento com a empresa fornecedora. É possível ter um atendimento feito por especialistas da área, que compreendem as necessidades do seu negócio e oferecem soluções específicas para atendê-las. O suporte constante pode ser oferecido dentro do horário que você precisa, inclusive com a opção de ser 24 horas por dia, 7 dias por semana, se essa for a sua demanda. Você também tem garantia quanto aos serviços oferecidos.

 

Produtividade e custo

Com suporte externo, sua equipe de TI fica disponível para realizar atividades mais estratégicas para o seu negócio. Dessa forma, seu custo com um fornecedor será uma fração do que você gastaria com time próprio.

 

Inteligência

O serviço oferecido por um fornecedor pode ser integrado com laboratórios de inteligência que acompanham continuamente ameaças em nível global. Assim, sua proteção se torna mais avançada e conta com atualizações constantes e em tempo real.

 

Valorização da sua marca

Ter certificações de proteção de dados é outro ponto importante para considerar, se esse for um critério exigido no seu relacionamento com outras empresas ou por contratos. Um firewall certificado pode agregar valor e confiabilidade ao seu negócio.

 

Agora que você conhece os diferenciais entre uma opção gratuita e versões pagas, analise qual delas mais se alinha aos seus objetivos. Além dos aspectos técnicos, considere também que uma falha de segurança pode comprometer a confiança da sua marca, além de gerar perdas financeiras.

A Any Consulting não ofere o pfsense, mas trabalha com firewalls extremamente reconhecidos no mercado e recomenda para seus clientes aquele que melhor se adequa às exigências da sua arquitetura de TI. Quer conhecer a melhor opção para sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.