A Amazon Web Services, também conhecida como Amazon AWS, está presente em mais de 18 regiões geográficas ao redor do mundo (incluindo o Brasil) e é líder em soluções para computação em nuvem (cloud computing), segundo a Garther.

Atualmente, a AWS possui centenas de serviços disponíveis em sua plataforma, desde os clássicos servidores em nuvem, denominados Amazon EC2 (Amazon Elastic Compute Cloud), até serviços de aprendizado de máquina (machine learning), como o Amazon Comprehend, o Amazon Personalize e o Amazon Rekognition. Com apenas alguns cliques e sem contratos mensais, é possível ativar e começar a utilizar esses serviços. E o melhor: a AWS revolucionou o mercado tradicional de TI ao oferecer recursos flexíveis com preços justos e pagos conforme o uso.

Qual importância de uma consultoria AWS parceira?

Como vimos, a AWS possui centenas de serviços que podem ser aplicados a diversos cenários, por todos os tipos de organizações. Diante de tantas alternativas, saber qual delas é a ideal para a sua empresa é um desafio e tanto. É neste ponto que uma consultoria AWS pode te ajudar. Ela será capaz de cruzar as necessidades e objetivos do seu negócio com as soluções disponíveis na AWS, por meio da elaboração de um planejamento e do desenho da arquitetura ideal para a sua empresa.

Atenção! Começar a utilizar a computação em nuvem sem planejamento pode te render muita dor de cabeça. Isso porque, serviços essenciais podem ser configurados de forma equivocada, consumindo mais recursos financeiros e técnicos do que deveriam (lembre-se: na nuvem você paga por uso; se configurar um serviço de forma errada, você será cobrado por isso, mesmo que ele não seja utilizado). Por incrível que pareça, essa situação é mais comum do que você imagina. Em nossos projetos de consultoria, já identificamos que vários clientes possuíam custos extras associados à computação em nuvem pelo simples fato de não fazerem o correto dimensionamento da sua necessidade de contratação.

Outro problema que encontramos com frequência, também decorrente da ausência de planejamento e arquitetura adequados, são as falhas de segurança. Todo serviço utilizado em nuvem possui as melhores práticas de configuração associadas, por isso é muito importante seguir as melhores práticas na hora da implantação. Sem isso, não é possível garantir a segurança do seu ambiente em nuvem. Ninguém quer conviver com brechas de segurança, não é mesmo?

Como uma consultoria AWS pode ajudar o seu negócio?

1. Na definição da melhor solução

As empresas possuem necessidades especificas de acordo com seu core business, com o seu tamanho e com a sua maturidade. Encontrar a solução em nuvem ideal para o seu projeto não é tarefa fácil.

Qual o melhor banco de dados em nuvem? Como migrar uma aplicação para a nuvem AWS? Qual o melhor servidor em nuvem para a sua organização? Uma consultoria AWS pode responder a essas perguntas e te apoiar no planejamento, na análise do seu ambiente atual e no projeto de migração, te ajudando a direcionar e a otimizar os investimentos, promovendo o alinhamento entre tecnologia e negócio.

2. No Apoio ao processo de implantação

Sabemos que um dos momentos mais complexos e temidos de um projeto de TI é a sua implantação. É normal, neste momento, surgirem problemas que, muitas vezes, estão ligados à falta de planejamento nas suas fases iniciais. Uma boa consultoria AWS sabe disso e garantirá, por meio do planejamento detalhado da arquitetura, que a implantação das soluções em nuvem ocorram de forma tranquila e sem impacto nas operações da sua empresa

3. Sendo Uma extensão da sua equipe de TI

Surgiu a demanda para um projeto de computação em nuvem. E agora, o que eu faço? Sabemos que nem sempre é possível dominarmos todas as tecnologias, sobretudo as tecnologias de computação em nuvem da AWS, que estão em constante atualização. Por esse motivo, é importante entender a consultoria AWS como uma extensão da sua equipe de TI interna, fazendo o papel de advisor e fornecendo conhecimento e experiência necessários para o sucesso do projeto de computação em nuvem da sua empresa.

Serviços AWS que uma consultoria pode indicar

A AWS possui centenas de serviços. Abaixo, listamos alguns que podem ser utilizados pela sua empresa:

1. Arquivamento

Soluções econômicas para arquivamento, de gigabytes a petabytes de dados. Sua empresa pode escolher entre diversos serviços de armazenamento em nuvem, como o Amazon Glacier ou o Amazon Simple Storage Service (S3).

2. Backup e restauração

Opções resilientes e econômicas para backup e recuperação de desastres. Com a Amazon AWS é possível criar soluções de backup híbridas, substituindo o uso de fitas físicas e armazenando seu backup diretamente na nuvem, com durabilidade e segurança.

3. Aplicativos de negócios

Simplifique o gerenciamento e reduza o custo dos aplicativos de negócios atuais.  Sua empresa precisar rodar suas aplicações 24 horas por dia, 7 dias por semana (Microsoft, SAP e Oracle)? Para isso, a AWS oferece o serviço de computação em nuvem líder do mercado. Provisione servidores em poucos minutos, de acordo com a necessidades da sua aplicação, com disponibilidade, agilidade e flexibilidade.

4. Entrega de conteúdo

Precisa acelerar a entrega do seu site, APIs ou conteúdo de vídeo? Conte com uma rede de de entrega rápida, escalável e global.

5. Migrações de bando de dados

Precisa migrar seu banco de dados para a nuvem? Utilize os serviços AWS de Banco de dados. Configure, opere e escale bancos de dados relacionais e não relacionais na nuvem com apenas alguns cliques.

6. Computação sem servidor

Crie e execute aplicativos sem se preocupar com a configuração de servidores. Acelere a inovação do seu negócio com arquiteturas nativas da nuvem. Transfira a responsabilidade operacional de gerenciar servidores à AWS. A arquitetura sem servidor permite que seu negócio implemente aplicativos modernos com maior agilidade e menor custo.

7. Sites

A Amazon AWS fornece soluções escaláveis e econômicas de hospedagem de sites e aplicativos web. Migre seu site de marketing, o site institucional da sua empresa, ou seus aplicativos Web para a AWS.

Quando sua empresa opta por utilizar serviços de computação em nuvem na AWS, é necessário efetuar uma análise do seu negócio e analisar qual é a melhor forma de implantar as soluções de cloud computing. Com o devido diagnóstico, é possível revisar a topologia atual do ambiente de TI da sua empresa, identificando processos, aplicações, banco de dados e segurança de acessos. Essas informações são fundamentais para a definição da melhor estratégia de migração e implantação.

Quer começar a usar os serviços da AWS e precisa da consultoria de profissionais experientes e certificados pela Amazon Web Services? Então, converse conosco! A Any Consulting pode te ajudar a fazer um planejamento que revelará como as soluções da AWS podem revolucionar a eficiência do seu negócio.

Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.