Você já pensou em reunir funcionários ou clientes da sua empresa, que se encontram geograficamente distantes, para discussões e colaborações no ambiente digital, em tempo real, como se eles estivessem na mesma sala ou escritório? É exatamente isso que o Cisco Webex, uma solução de videoconferência baseada em software, faz: encurta distâncias via tecnologia.

Para facilitar a identificação na hora do acesso, as salas de reunião criadas no Cisco Webex podem ser organizadas de acordo com os nomes dos setores da sua empresa ou nomeadas por usuário. Dessa forma, toda vez que algum setor ou usuário precisar de uma reunião, basta apenas acessar o software, gerar o link da sala e compartilhar com os destinatários envolvidos. Após o recebimento do link, que pode ser aberto nos principais navegadores (Internet Explorer, Google Chrome ou Mozilla Firefox), os participantes já podem começar a interagir.

 

Principais vantagens

Hoje, a colaboração online é um dos mais importantes recursos de negócio, visto que ela contribui significativamente para a construção coletiva de soluções sem que exista perda de tempo com deslocamento ou custos adicionais com viagens e hospedagem, por exemplo, melhorando sua gestão de TI. Empresas, instituições e agências governamentais em todo o mundo confiam nas soluções Cisco Webex para simplificarem seus processos empresariais e melhorarem os resultados das equipes de vendas, marketing, treinamento, gerenciamento de projeto e suporte.

Para a Cisco Webex, a segurança é levada a sério. Por isso, a ferramenta oferece diversos recursos que tornam a sua implantação, a sua manutenção (rede, plataforma, entre outros.) e o seu uso (do agendamento da reunião, autenticação de participantes, compartilhamento de documentos, etc.) mais seguros. Sendo assim, é uma ferramenta que pode ser incorporada aos processos empresariais de empresas que adotam requisitos de segurança rigorosos.

 

Como funciona o Cisco Webex Meeting?

O Cisco Webex Meeting possui versões para os sistemas operacionais Windows, Mac Osx e sistemas operacionais mobile IOS e Android. O aplicativo versão desktop permite que você realize agendamentos, inicie e entre em reuniões de forma rápida e fácil. Após a instalação, você tem acesso a um ícone de acesso rápido às suas funções no rodapé do sistema operacional em uso. No exemplo abaixo, o ícone Webex Meeting aparece na barra do sistema operacional Windows Microsoft:

webex

O aplicativo desktop oferece acesso rápido para iniciar reuniões via Sala Pessoal:

webex

O nome da sua sala sempre será formado por:  NOME_DA_SUA_EMPRESA.webex.com/meet/SEU_NOME. No meu exemplo, minha sala se chama: webex.com/meet/leandro.lima.

Depois que você envia o link da sua sala criada no Webex, o convidado deverá abrir o navegador web e colar o link na barra de endereços e clicar em Enter. Em seguida, ele será redirecionado para sua sala pessoal e visualizará a tela abaixo. Basta que ele preencha os dados e clique em Join Meeting:

webex

Principais recursos do Cisco WebEx

Dentro da sua sala de reunião pessoal do Webex é possível utilizar diversos recursos. Os principais são:

 

1) Interação com os participantes via áudio e vídeo

Você pode participar de conversas em vídeo com até sete participantes. Caso deseje visualizar o falante ativo no painel de vídeo principal e os demais como miniaturas, basta selecionar o modo de tela cheia. E, para a exibição de vídeo mais detalhada, selecione a opção de tela cheia expandida para ver o falante ativo em alta resolução (720p).

A imagem a seguir, ilustra o modo de tela cheia. O vídeo no painel principal é alternado automaticamente para mostrar a pessoa que está falando, criando assim uma experiência de reunião intuitiva.

webex

2) Interação com os participantes via mensagem de texto

Troque mensagens de texto com os participantes da reunião, de forma privada ou pública.

3) Compartilhamento de tela

Compartilhe conteúdo ou toda a sua tela com participantes remotos em tempo real. Passe o controle para outros participantes para que eles possam compartilhar conteúdo ou fazer anotações. A imagem abaixo é um exemplo de conteúdo compartilhado entre o falante ativo e os outros participantes da reunião.

 webex

 

4) Gravação da sua reunião no Webex

Grave reuniões para referências, treinamentos ou demonstrações futuras. Armazene as gravações online e disponibilize o link para download em poucos segundos.

webex

5) Acesso ao Portal Webex

O Cisco Webex possui um portal web no qual é possível agendar reuniões, fazer downloads das gravações e gerenciar recursos extras.

O portal está disponível na seguinte URL de acesso: https://NOME_DA_SUA_EMPRESA.webex.com

No exemplo a seguir, nosso portal é: https://anyconsulting.webex.com

webex

 

As soluções de videoconferência apresentadas pelo Cisco Webex ajudam a reduzir custos da sua empresa, o que permite a sua equipe de TI se concentrar em outras prioridades.

O software Webex Meeting Center é um serviço (SaaS) oferecido pela Cisco WebEx Cloud, por isso sua instalação é descomplicada e permite escalar o produto de acordo com o crescimento da sua empresa.

Quer saber mais sobre como as soluções de videoconferência da Cisco Webex podem melhorar a eficiência do seu negócio? Então entre em contato conosco, conheça mais a ferramenta e faça um planejamento.

 

 

Autor

Leandro Lima
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.