Atualizado em

Sim. O Microsoft Azure é uma plataforma em nuvem da Microsoft, que reúne diversos serviços integrados para atender todas as necessidades da sua empresa e é uma boa opção para quem busca uma solução de ponta e com bom custo-benefício. Ele possui um número crescente de ferramentas, aplicativos e estruturas armazenados nos data centers da Microsoft para que empresas de perfis e portes diferentes possam tirar máximo proveito dele.

O que é Microsoft Azure

O Microsoft Azure é composto pelo sistema operacional Windows Azure, pelo banco de dados relacional SQL Azure e pelo middler de integração AppFabric. Ele é indicado para hospedagem de sites e e-commerces, armazenamento de dados e backup, serviços de mídia para transmissão de vídeos, análise de dados ou big data e plataformas open source (inclusive para criação de aplicativos). E o melhor: a sua empresa paga apenas pelo que usar, evitando a aquisição de pacotes acima ou abaixo da necessidade e também mensalidades desnecessárias.

O target principal do sistema são programadores e especialistas em infraestrutura de TI, já que ele reúne todas as funcionalidades necessárias para esses profissionais desenvolverem suas atividades em um ambiente único. Ou seja, toda empresa que possui um núcleo de Tecnologia da Informação pode se beneficiar do Microsoft Azure.

 

Funcionalidades Microsoft Azure para empresas

40% das empresas que utilizam o Microsoft Azure são startups que buscam uma plataforma que ofereça flexibilidade, escalabilidade e segurança. No entanto, grandes corporações, como a Heineken, também fazem uso do serviço para garantir a confiabilidade de seus dados e a estabilidade da rede. São mais de 20 soluções reunidas para aumentar as possibilidades do seu negócio.

 

Aplicativos

É possível utilizar as análises, APIs e ferramentas integradas no Azure para criar aplicativos de escalas diferentes. Você também pode usar as informações fornecidas pelas soluções para monitorar, melhorar e gerenciar os apps e os sistemas, além de utilizar ferramentas de desenvolvimento contínuo e DevOps para criar os apps móveis com maior rapidez para todos os sistemas operacionais populares.

Comércio eletrônico

Faça uso dos recursos do Microsoft Azure para criar um ambiente de e-commerce seguro, escalonável e personalizado.

Segurança

O Microsoft Azure para empresas é um importante aliado quando o assunto é segurança. Com a Central de Segurança do Azure é possível prevenir, detectar e atuar sobre ameaças da melhor maneira.

Certificação

A nuvem da Microsoft possui 50 ofertas de conformidade e o Azure foi considerado a solução mais confiável pelas instituições governamentais dos Estados Unidos, além de possuir a autorização FedRAMP High, que cobre 18 serviços da plataforma. Além disso, ele respeita o padrão de privacidade de nuvem internacional, ISO 27018, o que garante que você terá privacidade e segurança ao usar a plataforma.

Open Source

O Microsoft Azure possibilita que você sugira melhorias em frameworks ou na documentação. Você também tem à disposição a especificação aberta do Open Compute Project, caso queira criar uma plataforma própria, “igualzinha” à do Azure.

Informações integradas

Use serviços de análise preditiva e dados de Big Data, CRM, SAC e outros para oferecer serviços cada vez melhores para seus clientes.

 

 

Vantagens

  • O Azure tem presença global. Está em 38 regiões e 90 mercados. Além disso, ele dobra sua capacidade de armazenamento e computação periodicamente, garantindo acessibilidade, segurança e novos recursos para seus usuários.
  • A Microsoft é uma empresa com amplo know-how e investe altos valores para melhorar seus serviços. Ela possui um data center no Brasil desde 2014.
  • O Microsoft Azure para empresas é uma solução ideal para pequenas e médias companhias que desejam usufruir da tecnologia e da grande capacidade das grandes corporações sem gastar demais e com funcionalidades e modelos de pagamento adaptáveis.
  • É possível adquirir o software como serviço (SaaS – Software as a Service), ou seja, a sua empresa pode utilizar a plataforma sem instalar nada em seu computador, apenas acessando via internet.
  • A Microsoft oferece suporte para os usuários do Azure, de acordo com as suas necessidades. Além disso, possui diferentes planos que podem incluir atendimento 24 horas, 7 dias por semana, gerenciamento de incidentes de alta gravidade, contato com engenheiros e monitoramento proativo.
  • Com mais de 1 bilhão de usuários, o Azure possui entre seus clientes empresas como Rolls-Royce e Heineken.
  • É uma solução de nuvem híbrida, atendendo à demanda de clientes que necessitam de uma infraestrutura mista. Isso permite que a empresa transite entre o modelo de nuvem pública e privada, sem a preocupação de escolher apenas uma.
  • O Microsoft Azure para empresas possibilita o trabalho com diversos sistemas operacionais, linguagens de programação, frameworks, ferramentas, bancos de dados e dispositivos, como Linux, Oracle, PHP, My SQL, iOS, Android e Jour.

 

Como adquirir

O Microsoft Azure pode ser adquirido diretamente pelo site da companhia ou por meio de seus representantes. A segunda opção é bastante indicada para empresas que desejam obter o serviço sem se preocupar com a implantação, já que podem terceirizar a implementação e até o suporte, permitindo que outra empresa resolva todo e qualquer incidente.

 

Se interessou e deseja saber mais sobre o Microsoft Azure para empresas? Entre em contato com os especialistas da Any Consulting e agende uma reunião. Não perca a oportunidade de obter ainda mais melhorias para a sua companhia.

 

Autor

Marney Muller
Marney Muller
Formado em Administração de Empresas pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência e atuação no ramo corporativo de Tecnologia. Possui a certificação de negócios Cisco Business Value Specialist.