O uso de cloud computing tem sido uma das principais ferramentas de Tecnologia da Informação utilizadas pelas empresas para reduzir custos e aumentar a eficiência. E, embora existam muitas opções, uma das melhores opções do mercado no segmento é o Microsoft Azure. 

Caso você não conheça esse tipo de serviço, confira nosso artigo “8 motivos para investir em cloud computing”.

 

O que é o Microsoft Azure? 

Criado em 2010 por uma das mais tradicionais empresas do setor, a Microsoft, o Azure oferece um suíte completo de soluções de cloud computing. Desde armazenamento de dados, sistemas de e-commerce, cloud backup, plataformas open source para criação de aplicativos, entre outros. São mais de 20 soluções e uma base espalhada por 38 regiões do mundo e 90 mercados. 

Em linhas gerais, é um espaço completo que oferece uma grande diversidade de soluções em tecnologia de informação, além de uma comunidade de especialistas dedicados a construir as melhores opções para o ambiente corporativo. Veja, abaixo algumas, características que tornam essa plataforma uma das mais confiáveis e utilizadas do mercado.  

 

Flexibilidade 

Ao contratar os serviços do Microsoft Azure, o usuário só paga pelo que utiliza. Ou seja, é possível construir pacotes de contratação otimizados para a realidade de cada empresa. Assim, preferencialmente com a ajuda de um diagnóstico realizado por parceiros especializados, o custo benefício é favorável para negócios de todos os portes: pequenas, médias e grandes empresas. 

 

Abrangência 

Azure é a solução disponível presente em um maior número de regiões e mercados do mundo. Isso é crucial para empresas que têm objetivos estratégicos voltados para o mercado global, mas, ao mesmo tempo, é uma base de dados e experiência muito mais rica do que outras opções similares. Essa amplitude garante o respeito a requisitos de residência, de soberania, de conformidade e de resiliência de dados essenciais para companhia.

 

Confiabilidade 

A Microsoft é uma das empresas mais tradicionais, reconhecidas e sólidas do segmento de soluções em tecnologia da informação. Contar com toda a expertise de um player global como esse faz toda a diferença. Para se ter uma ideia, 75% dos maiores bancos e 90% das empresas presentes no ranking Fortune 500 de 2016 utilizam o Azure. 

 

Compatibilidade 

Empresas que utilizam soluções da Microsoft, como os pacotes Office, o sistema operacional Windows, o Dynamics 365, por exemplo, encontram o máximo de integração com os ambientes remotos do Azure. Porém, não só. A plataforma ainda busca integração cada vez mais alinhada com diversos sistemas operacionais, linguagens de programação, frameworks, ferramentas, bancos de dados e dispositivos, como Linux, Oracle, PHP, My SQL, iOS, Android e Jour. Essa compatibilidade é essencial para minimizar conflitos que podem gerar brechas para ciberataques e ainda garantir a estabilidade das operações. 

 

Diversidade 

A escalabilidade dos serviços do Azure não está presente apenas no aspecto financeiro, mas também na diversidade de soluções oferecida. O Azure é indicado para hospedagem de sites e e-commerces, armazenamento de dados e backup, serviços de mídia para transmissão de vídeos, análise de dados ou big data e plataformas open source (inclusive para criação de aplicativos). Tudo seguindo o mesmo critério exigente de qualidade e confiabilidade.  

 

De ponta a ponta 

Assim como a compatibilidade é essencial na segurança da informação, a integração dos serviços também é. Quando o assunto é Azure é possível contar com uma gama de produtos que trabalham na lógica DevOps, o que garante uma migração mais eficiente e orgânica para serviços na nuvem. Caso queira saber mais sobre esse tipo de operação que integra Desenvolvimento e Operações, veja nosso artigo “Como o DevOps vai otimizar sua empresa?”. 

 

Híbrido 

Vale ainda destacar mais um ponto relacionado à personalização possível dos serviços do Azure. Embora a cloud computing esteja em crescimento consistente, cada empresa tem sua realidade. Por isso, nem sempre a migração total é necessária de imediato. Assim, a plataforma permite o desenvolvimento de soluções híbridas, que mesclam armazenamento e/ou operações locais com serviços remotos.   

Essas são apenas algumas das características do Azure que podem transformar a forma como sua empresa trata e qualifica os dados corporativos. Caso você queira saber mais como a cloud computing pode se realizar na prática, confira nosso artigo “Como o backup na nuvem pode tornar seu negócio mais eficiente”.  

 

Autor

Saulo Costa
Saulo Costa
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.