Os ambientes corporativos já vinham passando por uma drástica mudança. Com a Transformação Digital – que é a tendência de buscar incorporar no dia a dia da empresa os benefícios da tecnologia –, as redes corporativas já vinham se tornando mais complexas. Infelizmente, o atual contexto de pandemia da Covid-19 radicou a velocidade destas mudanças. As recomendações de distanciamento social e do uso de home office exigem dos gestores uma atenção essencial à segurança da informação. Por isso, neste artigo, iremos explorar os benefícios do Cisco Umbrella para o teletrabalho.

Ainda que a segurança da informação seja um tópico delicado mesmo nos ambientes corporativos mais sofisticados, o necessário uso do teletrabalho intensifica a fragilidade das redes. Afinal de contas, são vários dispositivos novos precisando acessar dados sensíveis e, ao mesmo tempo, um tráfego mais dinâmico das informações por diferentes pontos de conexão. Então, o Cisco Umbrella é uma ferramenta potente e simples para ajudar neste contexto.

O que é o Cisco Umbrella?

O Cisco Umbrella é uma plataforma de segurança, em nuvem, que protege os usuários contra ameaças na internet. A solução funciona como um filtro protetor que impede o acesso a endereços e conteúdos maliciosos na internet.

A atuação do Umbrella acontece entre a requisição ao servidor DNS e o acesso ao endereço pretendido. A partir de um vasto banco de dados em constante atualização, com informações do mundo inteiro, sobre servidores, sites e conteúdos que contém ameaças, o tráfego é permitido ou bloqueado.

Dessa forma, antes mesmo de se colocar em risco, o Cisco Umbrella garante a segurança da rede do seu negócio e dos seus dados corporativos.

 

Quais são as vantagens desse tipo de solução?

Existem vários benefícios para os usuários da plataforma Cisco Umbrella. Construída para atuar nas camadas de DNS e IPs, é possível impedir phishing, malwares e ransomwares antes mesmo que sejam ativados. Com os bloqueios, mesmo a ação de dispositivos já infectados e callback ou exportação de dados não filtrados serão impedidos.

De acordo com o portal da Cisco, a plataforma recebe mais de 80 bilhões de requisições por dia, estabelecendo padrões atualizados em tempo real de navegação segura e de ameaças pela internet. Além disso, com Cisco Umbrella, é possível:

  • Usar os benefícios de um proxy inteligente, que analisa mais profundamente URLs e arquivos considerados perigosos, sem abrir mão da segurança.
  • Alcançar uma visibilidade maior da atividade de dispositivos que se conectam à rede, mesmo quando deixam de usar a rede. Os logs podem ser armazenados por tempo indeterminado, aumentando o banco de dados para a otimização da segurança.

 

Proteção em qualquer lugar

Normalmente, a estimativa da Cisco é de que 46% dos acessos em redes corporativas já aconteciam em dispositivos remotos (notebook, tablets e smartphones). Com o cenário de necessário isolamento social, o teletrabalho incorpora ainda mais usos fora das redes locais das sedes de empresa. Por isso, contar com uma solução que proteja seus dados em qualquer lugar é ainda mais importante.

O monitoramento de atividades na internet corporativa oferecido pelo Cisco Umbrella dá visibilidade aos usos através de categorias, que abarcam tanto os endereços requisitados quanto acessos a serviços em nuvem, conteúdos e ameaças de segurança detectadas. Ao comparar os bloqueios em sua rede com os demais que acontecem no mundo, pode-se até identificar ataques direcionados.

A plataforma permite ainda uma análise detalhada da rede, buscando infraestruturas mais vulneráveis ou mais visadas pelos ciberataques, provendo aos gestores os fundamentos necessários para uma tomada de decisão de segurança de TI mais acurada.

 

Um Cisco Umbrella para cada empresa

Embora o Cisco Umbrella possa trazer diversas vantagens para empresas de todos os portes e segmentos, é preciso estar atento à realidade de cada uma. Com um diagnóstico específico, a partir de uma parceria de TI confiável, deve ser construída uma estratégia eficiente para o seu negócio.

Há soluções gratuitas, que podem ser integradas a dispositivos móveis, até integrações mais complexas entre os serviços da plataforma de segurança Cisco Umbrella e o firewall corporativo, através de APIs pré-estruturadas oferecidas pela Cisco. Tudo isso para garantir que seus dados estejam tão acessíveis quanto seguros. É sempre importante ressaltar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está prestes a entrar em vigor no Brasil e irá modificar completamente a atenção que todas as corporações deverão ter com os dados sensíveis que manejam, sob risco de multas e prejuízos em eventuais casos de vazamentos ou usos inadequados de informações.

 

Sem custos até julho

Com o atual cenário de pandemia do novo coronavírus, a Cisco está oferecendo mais flexibilidade de suas ofertas e pacotes de serviços. Até 1º julho de 2020, é possível adquirir várias soluções líderes de mercado em segurança. Desde o Webex, para videoconferências com mais eficiência e segurança, até o Cisco Umbrella, com maior número de licenças gratuitas e extensão de prazos para quem já tem o serviço.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira conhecer mais as vantagens que o Cisco Umbrella pode oferecer para sua empresa, poupando dores de cabeça e prejuízos futuros, estamos disponíveis para seguir conversando. Então, não hesite em entrar em contato com a gente.

Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.