Sempre é possível melhorar a eficiência da sua empresa. Esse é o objetivo principal de todo negócio: reduzir custos e otimizar receitas, melhorando os resultados, certo? O Business Intelligence é um conceito poderoso nesse sentido e tem sido usado há décadas por grandes companhias de sucesso. Por aqui, ganhou notoriedade nos últimos anos.

Você sabe o que ele significa e como ele pode transformar sua empresa? Continue lendo para descobrir.

 

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “Inteligência Empresarial”. Por meio de uma série de técnicas e estratégias, busca analisar, coletar, tratar e organizar uma série de dados para aprimorar o processo de decisão de gestores.

Em outras palavrzas, o BI ajuda a otimizar as informações que circulam em sua empresa para que as decisões sejam estabelecidas com mais fundamentação. E isso pode minimizar prejuízos e transformar a realidade do seu negócio, claro!

Por que dados são tão relevantes?

Algumas empresas ainda não perceberam o valor agregado das informações com que trabalham. Dizer que os dados são o ativo mais precioso de um negócio é unanimidade entre os grandes gestores. Se você ainda não entendeu, basta pensar na Netflix.

O grande segredo da maior empresa de streaming de vídeo no mundo está justamente no BI. Nos últimos anos, a empresa tem investido bilhões em produções próprias que resultam em grandes sucessos de audiência global. Mas como ela decide isso? Coletando, tratando e organizando dados dos assinantes. A partir da compreensão do que seus clientes mais assistem, que gêneros fazem mais sucesso, que tipo de conteúdo tem gerado melhores resultados, tomam a decisão de investir em produções que atendam essa demanda.

O BI pode realizar uma lógica parecida dentro do seu negócio. Ou seja, aplicar ferramentas e soluções que ajudem a organizar informações como quem são os melhores fornecedores, os horários de maior produtividade, as principais reclamações dos clientes ou ainda tendências do setor de atuação do seu negócio permitirá tomar decisões mais acertadas e menos fortuitas.

Atento a todos os aspectos do negócio

Um importante aspecto do BI é que ele não está restrito a uma só área da empresa e nem se trata de um simples software ou aplicativo que se instala no computador. Na verdade, é uma organização complexa que pode envolver todos os departamentos. Quanto mais integrada e dinâmica for a visão que o gestor tem da companhia, melhores serão os resultados encontrados.

Por isso, o BI incorpora conceitos do Competitive Intelligence, Market Intelligence, Sales Intelligence e Counter Intelligence. Desenvolvendo soluções que otimizem as informações oriundas de análise de concorrentes, de mercado, vendas, contabilidade e outros departamentos, o Business Intelligence oferece métricas, indicadores e análises que consideram diversas variáveis em busca das melhores decisões.

BI e Objetivos Estratégicos

Pensar em “Inteligência Empresarial” não pode estar desassociado a pensar os objetivos estratégicos de uma empresa. Afinal de contas, a definição dos dados que serão observados, coletados, analisados e monitorados precisa ajudar a empresa a chegar onde quer. Para se definir um caminho, primeiro é preciso definir onde se quer chegar.

Dessa forma, todos os setores devem estar alinhados para fornecer as informações necessárias e para que não sejam desperdiçados recursos financeiros e humanos naquilo que não é importante para aquele momento. A palavra-chave é eficiência.

Tecnologia a favor

Como você pode perceber, implementar o BI em uma empresa não é tarefa simples. Dependendo do tamanho da empresa, o volume de dados e informações pode ser gigantesco. E, por outro lado, ainda que não seja um grande volume em si, os diferentes cruzamentos e análises combinatórias possíveis tornam as possibilidades gigantescas. Em alguns casos, podem levar ao que se chama de Big Data, ou seja, análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.

Por isso, a Tecnologia da Informação e o Business Intelligence estão intimamente ligados. Através das soluções de TI é possível automatizar os processos de BI, gerando relatórios qualificados, com rapidez e eficiência.

Dispor de um parceiro de TI qualificado para encontrar as soluções adequadas para a realidade do seu negócio é essencial nesse ponto. A elevada velocidade da inovação de soluções e estratégias de BI demanda profissionais atualizados e com excelência na definição, implementação, monitoramento e adequação das ações de BI.

Dados visíveis

Não basta que todos esses dados estejam coletados e organizados de forma eficiente, eles também precisam estar visíveis na hora certa e da melhor maneira possível. A Gestão a vista e o Digital Signage são tecnologias que ajudam nesse processo.

Através da instalação de monitores, integrados a softwares especializados, é possível gerar painéis com informativos, relatórios e monitoramentos em tempo real. Dessa forma, os gestores têm à mão o acompanhamento em tempo real das métricas e indicadores que forem mais relevantes para seu negócio.

Além disso, a tecnologia pode garantir melhora na comunicação interna da empresa, otimiza o tempo com redução de reuniões desnecessárias, aumenta a sinergia entre os funcionários e permite maior foco do time no que for mais importante, de acordo com o estabelecido pelo gestor.

Caso tenha mais dúvidas sobre como usar o Business Intelligence em sua empresa, entre em contato com a gente. E, claro, aproveite para conhecer também os nossos serviços de Gestão a Vista e Digital Signage.

Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.