Com o aumento da competitividade do mercado e das inúmeras ameaças a que computadores e dados corporativos estão sujeitos diariamente, avaliar e investir em segurança de rede é essencial.

Números comprovam necessidade de investir em segurança de rede

De acordo com o CERT.br, Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet brasileira, mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet do Brasil, em 2015 foram reportados 722.205 incidentes, sendo mais da metade dos tipos scan e fraudes. Scans são notificações de varreduras em redes com o objetivo de identificar possíveis alvos de invasão. Já as fraudes são consideradas qualquer ato com o intuito de lesar o outro, ou seja, os incidentes em que ocorre tentativa de obter vantagem.

 

Como garantir que a rede da sua companhia seja segura?

Tenha certeza de que ela é bem estruturada

Analisar a estrutura de rede da sua empresa e adequá-la para as suas necessidades é primordial para que ela seja segura. Equipamentos e configurações (estrutura física e lógica) facilitam a identificação de falhas e, consequentemente, de suas soluções. Além disso, as boas práticas de segurança recomendadas pelos fabricantes de softwares e hardwares contribuem para dificultar as invasões ou acessos indevidos à sua rede de dados. Saiba mais sobre como sua empresa pode se beneficiar de uma rede bem estruturada.

 

Invista em monitoramento

Esteja sempre atento e preparado para atuar em caso de invasões. O monitoramento com políticas e equipamentos permite que você responda imediatamente em caso de tentativa de quebra de segurança de rede e não tenha prejuízos. Veja algumas ações importantes:

Sempre faça auditorias para verificar a possível existência de falhas ou irregularidades. Analise tentativas de quebras de logins e atividades estranhas que possam indicar tentativas de invasões.

Utilize um firewall de qualidade. Este dispositivo atua entre a rede e a internet, controlando o fluxo de entrada e saída de informações dos computadores da sua empresa. Com ele você consegue ter controle sobre o tráfego de dados, restringindo ou liberando o acesso a sites e arquivos.

Crie uma política de senhas. O assunto é batido, mas ainda é grande o número de pessoas que não utilizam senhas fortes para acessar e-mails e documentos corporativos. Reforce a importância de utilizar caracteres especiais, números e mesclar letras maiúsculas e minúsculas para dificultar o acesso de

Faça backups periódicos. Dados e sistemas da empresa devem ter sempre uma cópia, que garantirá substituição e recuperação rápidas em caso de problemas.

Conte com um antivírus potente. Uma infecção adquirida em um computador pode infectar todos os equipamentos da rede e causar um grande prejuízo. Tenha um software confiável e sempre atualizado para aumentar sua proteção.

Esteja atualizado. Baixar atualizações assim que forem liberadas ajuda a manter o sistema protegido contra as novas ameaças e garante segurança de rede.

Crie uma política de controle de acesso à internet/conteúdo. Existem diversos sites e conteúdos que infectam o computador da empresa e podem causar grandes prejuízos.

Tenha uma equipe de TI qualificada

Não adianta investir em equipamentos e monitoramento se os profissionais responsáveis pela área de Tecnologia da Informação não estiverem preparados para identificar, proteger e tratar as falhas de segurança. Por isso, é imprescindível contar com especialistas que tenham conhecimento de todos os processos para lidar com a criticidade e as complexidades das tarefas a que serão destinados. Sua empresa pode contar com uma equipe interna ou terceirizar o trabalho de segurança de rede.

Caso opte por realizar essa atividade internamente, é preciso investir em qualificação e oferecer ao profissional tudo aquilo que precisa para que o trabalho seja feito com eficiência e assertividade (estrutura e autonomia, por exemplo). A vantagem dessa opção é que todas as informações estratégicas da companhia ficarão com os seus próprios profissionais e o controle será totalmente interno.

A opção de contratar uma empresa com capacidade técnica para ser responsável e garantir a segurança da sua rede também possui benefícios. Você não precisa pagar por uma equipe especializada própria – o que pode ter um valor alto –, e conta com profissionais de perfis diferentes e complementares capazes de propor melhorias, aplicá-las e superar as expectativas da sua companhia. O atendimento, conforme contrato firmado, pode ser 24 horas por dia e sete dias por semana, tendo-os prontos para resolver crises independentemente de que horas e como ocorram.

Antes de firmar parceria com uma empresa especializada, peça comprovações de que ela realmente tem o conhecimento necessário para a tarefa. Os seus profissionais devem ter certificações expedidas por grandes fabricantes, como Cisco, Avaya, Brocade, HP e Dell, entre outros, e trabalhar conforme os valores da sua organização.

 

Quer resolver as falhas da sua rede corporativa? A Any Consulting possui profissionais e expertise necessários para encontrar a solução que melhor se adequa à realidade da sua empresa. Entre em contato!

Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Possui 12 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí as certificações profissionais CCNA R&S + CCNP R&S + ITIL + IPv6 Enginner + Avaya ACIS e ACSS.