Em qualquer área de trabalho, fazer uma boa gestão não é uma tarefa simples. Para a Tecnologia da Informação (TI), claro, não é diferente – especialmente quando pensamos na segurança da informação

Graças à evolução da tecnologia e aos milhares de recursos e soluções que surgiram nos últimos anos, esse desafio tem se tornado cada vez mais fácil. É por isso que, no post de hoje, vamos falar do Microsoft System Center, uma ferramenta que pode ser a sua melhor aliada quando o assunto é gestão e organização. 

Abaixo, explicamos o que ela é, quais são as suas funcionalidades e o que ela traz de benefícios. Acompanhe!

 

O que é o System Center?

É uma plataforma da Microsoft voltada para a administração de data centers e desktops, lançada para facilitar o gerenciamento de TI dentro das organizações. Os recursos que compõem a plataforma podem, entre outras funções, coletar informações, disparar alertas, automatizar operações e fornecer um controle total dos arquivos, dados e aplicações na infraestrutura local ou em nuvem – seja ela pública, hospedada ou híbrida, Isso tudo, claro, sempre de acordo com a necessidade do seu negócio. 

Em linhas gerais, o System Center é a plataforma que oferece, de maneira simples, uma visão sistêmica e otimizada de toda a sua gestão de TI. 

 

Os produtos do System Center 

Ao todo, a plataforma tem seis produtos, que compõem uma solução integrada de criação e gerenciamento de ambientes.

  1. O System Center Configuration Manager permite aos funcionários trabalharem de qualquer lugar, a partir dos dispositivos que escolherem. É possível gerenciar servidores e desktops, manter softwares atualizados, criar configurações de segurança, monitorar o status do sistema e por aí vai. 
  2. O System Center Operations Manager monitora os ambientes de data center e nuvem, diagnosticando e solucionando problemas (seja de infraestrutura de hardware, carga de trabalho ou aplicativo).
  3. O System Service Manager integra todo o gerenciamento de serviços e, por meio de um portal online, permite a oferta de recursos de “self-service” para os usuários finais. 
  4. O System Center Orchestrator automatiza os fluxos de trabalhos e, além de liberar a equipe das atividades operacionais, garante um controle total dos processos de TI.
  5. O System Center Virtual Machine Manager traz uma infraestrutura flexível e econômica para a gestão centralizada de cargas de virtualização. É possível implantar, configurar e gerenciar data centers em diferentes redes, computadores, tipos de armazenamento e níveis de segurança.  
  6. O System Center Data Protection Manager garante proteção e segurança para a infraestrutura de TI por meio de uma solução de backup e recuperação completa. 

 

5 benefícios que a sua empresa tem ao adotar o System Center 

 

Flexibilidade

Como já falamos, a gestão do System Center é compatível com vários sistemas e dispositivos –  de data centers tradicionais, nuvens públicas e privadas e computadores e dispositivos dos clientes. Ou seja: além de oferecer suporte para ambientes heterogêneos (desde Windows ao VMware), você pode administrar vários servidores de virtualização, aplicações e recursos físicos a partir de um só sistema. Além de simplicidade, a ferramenta também eleva o nível de precisão das informações. 

 

Agilidade

Por ser uma plataforma de gestão, ela já traz agilidade por si só – afinal, você vai ter todas as soluções em um só lugar. Mas ainda tem mais: ela é intuitiva e muito fácil de ser utilizada, possibilitando uma configuração rápida de fluxos de trabalhos. Assim, em vez de o time focar em tarefas operacionais e repetitivas, podem voltar todo o seu esforço para um trabalho mais estratégico. 

 

Desempenho e resultados 

Isso é válido para qualquer tipo de negócio: quando o time está focado na busca das soluções certas, em vez de simplesmente repetir o beabá, é muito provável que ele entregue resultados melhores no longo prazo. Além disso, a visão sistêmica que a plataforma fornece permite uma avaliação estratégica por parte do gestor, gerando insights e análises ricas em informações que ajudam a identificar e solucionar eventuais problemas.

 

Proteção de dados  

O System Center Data Protection Manager é continuamente aprimorado para garantir a máxima segurança da infraestrutura de TI. Além de um conjunto padrão de protocolos de autenticação, ele também conta com um modelo com menos privilégios, quando qualquer usuário ou processo deve acessar os recursos mínimos necessários para conseguir executar a sua respectiva tarefa. Isso, claro, reduz o risco de invasores e minimiza significativamente a chance de obterem acesso a dados confidenciais. 

Acha que o Microsoft Data System é a solução ideal para o seu negócio? Vamos conversar! Clique aqui e fale com a gente agora mesmo!

Autor

Saulo Costa
Saulo Costa
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.