Em nossos posts, sempre reforçamos a importância de uma rede bem estruturada para o sucesso de um negócio. Afinal, contar com segurança, alta disponibilidade e eficiência permite que os funcionários executem suas atividades sem interrupções e sem colocar em risco as informações estratégicas da companhia. Mas, para alcançar essas três características, sua rede precisa de equipamentos de TI de qualidade e adequados ao projeto, profissionais especialistas e políticas e práticas bem definidas.

A escolha da fabricante de TI para sua empresa é uma etapa extremamente estratégica, já que os hardwares precisam realizar todos os processos definidos como melhores práticas, além de estarem sempre disponíveis e não afetarem a produtividade da companhia. Por isso, conhecer as principais marcas de tecnologia da informação pode ajudá-lo a fazer a escolha certa para seus objetivos.

Abaixo, selecionamos quatro grandes fabricantes de acordo com o Quadrante Mágico do Gartner de rede de data centers, divulgado este ano. Foram selecionados aqueles com maior destaque nos quadrantes de líderes e visionários.

Principais fabricantes de equipamentos de TI

Cisco

A Cisco é a fabricante com maior visibilidade no mercado de data center. Possui uma ampla gama de equipamentos de TI, como servidores, infraestruturas hiperconvergentes, software de gestão de nuvem e segurança. As características citadas acima fazem com que seja uma empresa capaz de oferecer soluções mundialmente, para todos os tipos de clientes, especialmente aqueles que preferem ter poucos e estratégicos fornecedores.

Seus produtos são robustos e de alta qualidade. Eles oferecem suporte especializado e contam com profissionais parceiros certificados em todo o mundo. As certificações Cisco garantem que os especialistas realmente dominam a solução ampla, sendo capazes de integrar e oferecer resultados para as empresas.

Para saber mais, acesse o site da Cisco.

 

Arista Networks

A Arista Networks apareceu como líder no Quadrante do Gartner, assim como a Cisco, mas diferentemente da primeira atua apenas com equipamentos de TI para redes de data center. Sua participação no mercado tem aumentado, com destaque para o software Extensible Operating System (EOS), Sistema Operacional Extensível, em tradução livre, que é extremamente programável e pode ser integrado com quase todas as infraestruturas de gestão de nuvem de outros fabricantes. Suas soluções podem ser utilizadas por todos os tipos de empreendimentos, em especial aqueles de grande porte que possuem requisitos avançados de flexibilidade e soluções programáveis.

No Brasil, atua com parceiros distribuidores de seus produtos.

Para saber mais, acesse o site da Arista Networks.

 

VMWare

A fabricante que aparece no Quadrante do Gartner como visionária, oferece soluções de software para infraestruturas de nuvem e áreas de trabalho digitais. Ela possui reconhecimento mundial na área de virtualização, setor em que é pioneira, e também em nuvem e mobilidade corporativa, em que sempre busca inovar.

A marca é uma opção para todas as organizações que consideram soluções de rede sobrepostas, ou overlay, especialmente aquelas que já possuem virtualização VMware e desejam construir um data center definido por software (SDDC) ou uma nuvem híbrida/privada.

No Brasil, possui diversos parceiros capazes de implementar suas soluções. É parte da Dell Technologies.

Para saber mais, acesse o site da VMware.

 

Dell EMC

Mais uma que aparece como visionária no Quadrante Mágico do Gartner, a Dell EMC oferece uma ampla gama de equipamentos de TI e serviços para empresas e fornecedores, a quem busca ajudar a construir uma TI como serviço.

A fabricante se destaca em computação em nuvem e, além de possuir seus produtos próprios e integrados, conta também com suporte para outras marcas de softwares.

A parte de redes não é uma das maiores fatias de seu negócio, mas, assim como as fabricantes apontadas acima, é uma boa escolha para todas as organizações. A marca possui canais apropriados, cobertura de vendas em diversos locais do mundo e clientes globais.

Para saber mais, acesse o site da Dell EMC.

 

Acima, listamos quatro dos fabricantes de equipamentos de TI com maior destaque no mundo. Mas, antes de escolher o seu favorito, é preciso entender o que a sua empresa precisa, o quanto está disposta a investir e como pretende realizar a migração ou a implementação de soluções. Antes de começar qualquer projeto, é importante entender como é a arquitetura de TI da sua área e o que precisa para deixá-la adequada aos objetivos corporativos.

 

Autor

Saulo Costa
Saulo Costa
Possui 9 anos de experiência em telecomunicações e infraestrutura de TI. Atua na elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possui as certificações profissionais CCNA R&S + Avaya ACSS + MCP + ITIL.