Além de liderar com espírito de engajamento, a proatividade para encontrar soluções que melhorem o funcionamento do negócio também é papel dos gestores. Aqui no blog, já comentamos como fazer o uso de servidores na nuvem pode melhorar a eficiência de uma empresa. Agora, vamos falar um pouco de uma das aplicações das tecnologias em nuvem: o cloud backup.

A importância do backup

Como qualquer ativo de sua empresa, as informações digitalizadas também são suscetíveis a danos graves. Seja por falha humana, de programação ou mesmo desastres naturais – quedas de energia, incêndios etc. –, os dados de um negócio estão submetidos a riscos imprevisíveis. Então, é essencial manter uma cópia de segurança, ou backup, sempre atualizado.

Geralmente, as empresas optam por soluções locais nesse sentido. Em outras palavras, adquirem um maquinário próprio, onde armazenam essas informações. Entretanto, essa solução apresenta grandes riscos. A proximidade com o restante da empresa associa os dados aos mesmos intempéries da empresa. Ou seja, em caso de um assalto ou desastre natural que afete seus equipamentos, suas informações estão no mesmo local, ampliando as possibilidades de uma perda material e imaterial que aumentam consideravelmente os prejuízos.

Acessível e à distância ao mesmo tempo

Usar o backup em nuvem permite eliminar esses riscos principais. Ao armazenar na nuvem a cópia de segurança do banco de dados, você estará desvencilhando material e imaterial. Então, em caso de ameaça, física ou não, sua empresa estará em “dois lugares ao mesmo tempo”.

Além disso, quando se contrata uma empresa especializada no armazenamento na nuvem, a empresa conta com a expertise em segurança da informação oferecida por esse parceiro. Prestadoras de serviço competentes desse ramo, estão 100% focadas em garantir a acessibilidade, confiabilidade e segurança do que oferecem. Esses parceiros realizam a redundância do material que armazenam e, muitas vezes, possuem servidores em lugares diferentes, garantindo que os dados permaneçam seguros, mesmo em caso de ataques.

Redução de custos

Conforme já adiantamos em relação aos cloud servers, optar por soluções na nuvem é uma alternativa para reduzir os custos de manutenção com servidores e backup. Isso porque o hardware, muitas vezes oneroso, fica por conta do parceiro. Ao contratar apenas o serviço de armazenamento, você está delegando as etapas de aquisição e atualização desses equipamentos e ocupa-se apenas com a taxa de manutenção do serviço enquanto utilizar o espaço contratado.

Resolvendo remotamente

Outra vantagem dos backup em nuvem é a acessibilidade dos dados em qualquer região com conexão à internet. Para entrar no espaço contratado você recebe um usuário e senha, como uma conta de e-mail, que poderá ser visualizado de qualquer parte. Esse tipo de acesso demanda um investimento pesado em segurança da informação que, muitas vezes, não é compatível ao orçamento das empresas que optam por backup local.

Esses procedimentos de segurança também estão presentes na forma como as informações são armazenadas. Os dados são criptografados, dificultando ainda mais que agentes mal intencionados, como hackers, alcancem os ativos armazenados. Para realizar esse tipo de política de modo local, é imprescindível uma equipe especializada, atualizada e confiável.

Organização e catalogação

Escaneabilidade é a palavra-chave desse aspecto. Fazer o armazenamento de uma cópia de segurança não é apenas criar uma pasta “backup” onde tudo que for importante deve ser salvo nela. É essencial que as informações contidas naquela cópia sejam tão seguras quanto fáceis de acessar por funcionários certificados. Ou seja, em caso de perdas localizadas de informações sensíveis, ter as informações organizadas e catalogadas agiliza o processo de restauração do sistema.

Empresas confiáveis oferecem interfaces amigáveis e consultoria direcionada para os parceiros, permitindo que as informações guardadas se transformem em dados qualificados.

Tipos de backup na nuvem

Um dos principais fornecedores de espaço na nuvem para armazenamento de cópias de segurança é o Amazon Web Services (AWS), que oferece uma gama de serviços voltados para o armazenamento, acesso e compartilhamentos de dados na internet. Há três tipos principais de backup em rede disponíveis nesse caso:

Armazenamento de objetos (Amazon Simple Storage Service – S3)

Um tipo de armazenamento focado em metadados das informações guardadas e na escalabilidade flexível dessas informações. É o ideal para aplicações modernas iniciadas do zero.

Armazenamento de arquivos (Amazon Elastic File System – EFS)

Voltado para backup de arquivos compatíveis com um servidor Network Attached Storage – NAS. Boa escolha em caso de grandes repositórios de conteúdo, ambientes de desenvolvimento, armazenamento de mídia ou diretórios iniciais dos usuários.

Armazenamento em blocos (Amazon Elastic Block Store – EBS)

Ideal para banco de dados e sistemas ERP, tem o foco em quem necessita de baixa latência em cada host. Essa latência baixa em cada servidor permite uma alto desempenho no trabalho.

As melhores soluções de backup na nuvem variam de acordo com a realidade de cada empresa. Por isso, é essencial ter a consultoria de equipes especializadas confiáveis na hora de escolher e fazer a manutenção dessas cópias de segurança remota. Caso você tenha alguma dúvida sobre isso, não hesite em entrar em contato com a gente para termos uma conversa direcionada à sua realidade.

E não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como este.